São Paulo, quarta-feira, 31 de agosto de 2011

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Controle da Apple em produção do iPad dificulta concorrência

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O instituto IHS iSuppli decidiu descobrir por que os concorrentes do iPad não conseguem baratear a produção de seus tablets e, assim, enfrentar a tábua de Jobs, que já vendeu mais de 25 milhões de unidades.
Para isso, a pesquisa desmontou oito tablets e analisou o custo de produção de cada um deles. Enquanto o primeiro iPad era produzido com US$ 268, concorrentes como o TouchPad, da HP, custavam US$ 318.
Para a IHS iSuppli, o controle que a Apple exerce sobre software e hardware, cuidando da produção de ambos, barateia os aparelhos.
O instituto cita como exemplo a memória RAM. Enquanto as duas gerações do iPad têm 512 Mbytes, grande parte da concorrência já conta com o dobro, 1 Gbyte.
Porém, ao criar um software capaz de lidar sem dificuldades com essa memória, a Apple economiza US$ 14 em cada iPad produzido.
Além do custo de produção, a Apple também domina os fornecedores.
Ao pagar à vista milhões de dólares para os fabricantes de telas e componentes internos, a empresa garante os melhores materiais e dificulta o acesso de outras empresas, que investem menos na fabricação de tablets.
Tim Cook, novo executivo-chefe da Apple, é celebrado como o criador da cadeia. "Com ele, o processo de diminuição de preços e popularização da Apple pode aumentar", diz Gustavo Ziller. (LM)



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