São Paulo, domingo, 05 de março de 2000



Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Índice

FRANCHISING

Outback oferece sociedade com investimento de R$ 50 mil

da Reportagem Local

A rede norte-americana Outback vai abrir mais cinco lojas até o final deste ano, totalizando dez filiais no Brasil.
Para concretizar o projeto, a marca, especializada em "steaks" (filés), está procurando mais cinco gerentes-proprietários, nome dado ao empreendedor que vai administrar os novos pontos.
Essa pessoa funciona como um franqueado para a rede, com a vantagem de desembolsar R$ 50 mil para participar de um novo restaurante.
Se tivesse de arcar com a montagem da loja, como nas franquias tradicionais, os gastos chegariam a R$ 3,5 milhões, para uma filial de rua, e a R$ 2,2 milhões, para uma unidade de shopping.
"Nossa idéia ao adotar esse sistema é valorizar o empreendedor, não o investidor", explica Salim Maroun, um dos sócios da marca.
Além de um pró-labore -de em média R$ 4.500-, o gerente-proprietário fica com 10% do lucro líquido do seu restaurante -totalizando mais de R$ 6.500.
O contrato tem duração de cinco anos e pode ser renovado. "Depois de um tempo, oferecemos uma "joint venture" ao gerente, e ele pode virar um supersócio da rede", diz Maroun.

Seleção
Para entrar na rede, o candidato a gerente-proprietário passa por uma "peneira" rigorosa. Em outras seleções, foram recebidos 4.000 currículos, dos quais só 150 passaram pela primeira fase da avaliação.
A preferência é para pessoas com experiência no ramo de alimentação, que já atuaram como gerentes ou supervisores. Os outros requisitos são curso superior e inglês fluente.
Uma vez escolhido, o gerente passa por um treinamento, com duração de 8 a 12 meses, incluindo uma temporada nos EUA nos últimos dois meses.
No Brasil, o primeiro restaurante da Outback foi inaugurado no final de 1997, na Barra da Tijuca, zona sul do Rio de Janeiro, e, em pouco tempo, tornou-se a loja da rede com o maior número de pessoas atendidas por dia.
A marca chegou a São Paulo em agosto de 98, abrindo uma loja em Alphaville, condomínio fechado em Barueri (Grande São Paulo). Depois vieram as unidades do Morumbi, zona sudoeste, e do shopping Jardim Anália Franco.
(VINÍCIUS PRECIOSO)


Os interessados na vaga de gerente-proprietário devem enviar seus currículos para a av. das Américas, 3.333/Sala 207, Barra da Tijuca, RJ, CEP 22631-003, ou pelo e-mail outback@domain.com.br, aos cuidados de Salim Maroun.




Texto Anterior: Gleba sai a partir de R$ 1,7 mi
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.