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Pesquisa revela o
perfil do comprador
free-lance para a Folha
Antes de entrar no mercado de
bricolagem, o empresário deve conhecer o perfil e os desejos do consumidor que realiza os pequenos
reparos domésticos por conta própria e dispensa a contratação de
um serviço profissional.
Outro fator fundamental para o
sucesso de venda é o investimento
na embalagem auto-explicativa,
com dicas, garantia do material e
especificidade técnica.
A maior parte (80,3%) dos frequentadores de lojas de materiais
de construção já sabe a marca do
produto que procura, o que dificulta a entrada de novos nomes no
mercado -veja quadro acima.
Os números fazem parte de pesquisa realizada em novembro do
ano passado pelo Programa de Administração de Varejo (Provar).
Quando questionados sobre a intenção da compra, 79,8% dos compradores respondem que o material é para uso próprio, revelando a
incorporação do conceito "faça
você mesmo".
Com o objetivo de analisar os hábitos de consumidores de materiais de construção na cidade de
São Paulo, a amostra coletada foi
de 400 pessoas.
De acordo com o instituto, 70%
das pessoas que realizam serviços
domésticos querem na verdade
economizar.
"A conclusão é que existe um potencial muito grande para o mercado do "faça você mesmo' no
país", afirma Claudio Felisoni de
Angelo, coordenador do programa. O Provar é da Fundação Instituto de Administração, ligada à
FEA-USP (Faculdade de Economia
e Administração da Universidade
de São Paulo).
²
Setor de interesse
A pesquisa revela ainda que, entre todos os setores de materiais de
construção, o comprador tem
maior interesse (38%) em produtos de acabamento, como pisos,
louças e metais.
Em segundo lugar, com 21,3%,
aparece a linha de materiais elétricos e hidráulicos.
Itens básicos de construção e reforma, como areia e cimento, surgem na terceira colocação de interesse do consumidor, com 18,8%.
Na opinião de 74,5% dos pesquisados, os produtos têm preços razoáveis. São baratos para 15%, e
caros para 10,5%.
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