São Paulo, domingo, 12 de março de 2000



Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FRANCHISING
Estradas estão na mira das grandes redes

VINÍCIUS PRECIOSO
da Reportagem Local

Depois de cair na estrada, montando lojas em todo o país, algumas redes de fast food resolveram incluir as próprias rodovias em seus projetos de expansão.
O Habib's começou a avaliar pontos em São Paulo e no Rio de Janeiro. Os alvos: Castelo Branco, Raposo Tavares e Anhanguera-Bandeirantes, que ligam a capital ao interior; Régis Bittencourt e Fernão Dias, no Estado de São Paulo; e Dutra, em toda extensão.
Quem viajar pelo Estado do Rio de Janeiro encontrará, ainda neste ano, filiais da rede de comida árabe na BR-101, na Washington Luiz e na Rio-Manilha.
"O primeiro restaurante do Habib's na estrada deve ser uma loja própria, mas também há planos para abrir franquias", conta Andreia Scavacin, 27, consultora de expansão da marca.
O investimento inicial é de pelo menos R$ 400 mil. A taxa de franquia é de R$ 75 mil, com royalties de 5% do faturamento.

Faturamento superior
Outra rede que aderiu aos pontos em estradas é o Bob's. Tem três lojas na via Dutra e inaugurou, em 1999, um "drive-thru" em Columbandê, antiga estrada para a região dos Lagos, no Rio.
"As lojas nas rodovias chegam a faturar 20% a mais do que as filiais da cidade", conta Carlos Baisch, diretor de franquias. "Em compensação, elas sofrem com a queda do movimento quando não há férias e em dias de chuva."
O Bob's pretende aumentar o número de restaurantes nas estradas, utilizando um convênio assinado com a BR Distribuidora e a Ipiranga para a montagem de lojas nos postos dessas bandeiras.
Para abrir um restaurante em uma rodovia, o candidato a franqueado do Bob's vai pagar US$ 30 mil de taxa de franquia e gastar R$ 150 mil na montagem da loja.
O principal concorrente das duas redes acima, o McDonald's, também está de olho nesse filão. A marca tem 11 restaurantes em estradas e pretende abrir outros pontos no Rio de Janeiro e em São Paulo. O investimento em uma loja da rede beira os R$ 500 mil.
As três redes apontam a concessão das estradas para a iniciativa privada como um dos fatores positivos para a abertura de novos pontos nas rodovias.

Bob's: 0/xx/21/560-5090; Habib's: 0/ xx/11/5631-1313; McDonald's: 0/xx/ 11/7296-9797.


Texto Anterior: Cinema vai abranger boa parte dos lançamentos no setor
Próximo Texto: Franchising: Número de lojas de franquias cresce 6,6%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.