|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
FRANCHISING
Estradas estão na mira das grandes redes
VINÍCIUS PRECIOSO
da Reportagem Local
Depois de cair na estrada, montando lojas em todo o país, algumas redes de fast food resolveram
incluir as próprias rodovias em
seus projetos de expansão.
O Habib's começou a avaliar
pontos em São Paulo e no Rio de
Janeiro. Os alvos: Castelo Branco,
Raposo Tavares e Anhanguera-Bandeirantes, que ligam a capital
ao interior; Régis Bittencourt e
Fernão Dias, no Estado de São
Paulo; e Dutra, em toda extensão.
Quem viajar pelo Estado do Rio
de Janeiro encontrará, ainda neste ano, filiais da rede de comida
árabe na BR-101, na Washington
Luiz e na Rio-Manilha.
"O primeiro restaurante do Habib's na estrada deve ser uma loja
própria, mas também há planos
para abrir franquias", conta Andreia Scavacin, 27, consultora de
expansão da marca.
O investimento inicial é de pelo
menos R$ 400 mil. A taxa de franquia é de R$ 75 mil, com royalties
de 5% do faturamento.
Faturamento superior
Outra rede que aderiu aos pontos em estradas é o Bob's. Tem
três lojas na via Dutra e inaugurou, em 1999, um "drive-thru" em
Columbandê, antiga estrada para
a região dos Lagos, no Rio.
"As lojas nas rodovias chegam a
faturar 20% a mais do que as filiais da cidade", conta Carlos
Baisch, diretor de franquias. "Em
compensação, elas sofrem com a
queda do movimento quando
não há férias e em dias de chuva."
O Bob's pretende aumentar o
número de restaurantes nas estradas, utilizando um convênio assinado com a BR Distribuidora e a
Ipiranga para a montagem de lojas nos postos dessas bandeiras.
Para abrir um restaurante em
uma rodovia, o candidato a franqueado do Bob's vai pagar US$ 30
mil de taxa de franquia e gastar R$
150 mil na montagem da loja.
O principal concorrente das
duas redes acima, o McDonald's,
também está de olho nesse filão.
A marca tem 11 restaurantes em
estradas e pretende abrir outros
pontos no Rio de Janeiro e em São
Paulo. O investimento em uma
loja da rede beira os R$ 500 mil.
As três redes apontam a concessão das estradas para a iniciativa
privada como um dos fatores positivos para a abertura de novos
pontos nas rodovias.
Bob's: 0/xx/21/560-5090; Habib's: 0/
xx/11/5631-1313; McDonald's: 0/xx/
11/7296-9797.
Texto Anterior: Cinema vai abranger boa parte dos lançamentos no setor Próximo Texto: Franchising: Número de lojas de franquias cresce 6,6% Índice
|