São Paulo, domingo, 13 de setembro de 1998

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'Satélites' viram opção econômica

VINÍCIUS PRECIOSO
da Reportagem Local

Montar uma nova franquia com investimentos até 50% menores do que uma similar já está se tornando realidade em algumas redes.
Isso é possível por meio das chamadas lojas-satélite -ou postos de coleta-, que são a mais recente modalidade do franchising.
A idéia é abrir uma nova franquia, em um ponto estratégico, sem colocar nela todos os equipamentos de uma loja completa.
Essa nova unidade coleta os pedidos e serviços. Em seguida, eles são enviados para a loja central, onde são executados e remetidos de volta para a nova franquia.
"A loja-satélite é uma loja normal, só que sem produção", diz Renato Claro, 32, master-franqueado da Fastsigns (sinalização de eventos e prédios comerciais).
A rede implantou uma loja-satélite em Salvador (BA), ao lado de um centro de convenções.
"O investimento em uma loja normal é de aproximadamente US$ 100 mil. Na loja-satélite, US$ 55 mil. Com isso, conseguimos expandir a rede. O franqueado poderá faturar mais", explica Claro.
Na Fastsigns apenas os franqueados da rede podem abrir uma loja-satélite. Mesmo assim, são feitos vários testes para saber se a pessoa está apta a comandar duas lojas. "As vendas do franqueado não podem ter ficado abaixo da média da rede nos últimos seis meses."
As taxas de franquia, royalties e publicidade são as mesmas nos dois casos. O mesmo vale para a padronização visual.
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Sapatarias e lavanderias Outra rede, a Sapataria do Futuro, aceita que o dono do posto de coleta seja um novo franqueado. "O proprietário do posto recebe 30%. A loja da rede que executou o serviço fica com os 70% restantes", conta Paulo César Mauro, 48, diretor da marca no Brasil.
Para compensar o faturamento menor, o dono do posto pode vender produtos e executar os serviços mais simples na própria loja, como engraxar sapatos e realizar pequenas costuras.
"Com o tempo, o posto de coleta pode se transformar em uma loja completa", diz Mauro.
A franquia normal possui até dez funcionários e exige investimento médio de R$ 20 mil. Já o posto pode funcionar com um ou dois atendentes e tem investimento inicial entre R$ 3.000 e R$ 5.000.
Na VIP (lavanderia), a redução do capital para montar uma loja é ainda maior. Uma franquia sai em média por R$ 100 mil. O posto exige investimento de R$ 10 mil.
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Fastsigns: (011) 3872-5301; Sapataria do Futuro: (011) 280-1033; VIP Express Lavanderia: (011) 5183-2944.



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