|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
'Satélites' viram opção econômica
VINÍCIUS PRECIOSO
da Reportagem Local
Montar uma nova franquia com
investimentos até 50% menores do
que uma similar já está se tornando realidade em algumas redes.
Isso é possível por meio das chamadas lojas-satélite -ou postos
de coleta-, que são a mais recente
modalidade do franchising.
A idéia é abrir uma nova franquia, em um ponto estratégico,
sem colocar nela todos os equipamentos de uma loja completa.
Essa nova unidade coleta os pedidos e serviços. Em seguida, eles
são enviados para a loja central,
onde são executados e remetidos
de volta para a nova franquia.
"A loja-satélite é uma loja normal, só que sem produção", diz Renato Claro, 32, master-franqueado
da Fastsigns (sinalização de eventos e prédios comerciais).
A rede implantou uma loja-satélite em Salvador (BA), ao lado de
um centro de convenções.
"O investimento em uma loja
normal é de aproximadamente
US$ 100 mil. Na loja-satélite, US$
55 mil. Com isso, conseguimos expandir a rede. O franqueado poderá faturar mais", explica Claro.
Na Fastsigns apenas os franqueados da rede podem abrir uma loja-satélite. Mesmo assim, são feitos
vários testes para saber se a pessoa
está apta a comandar duas lojas.
"As vendas do franqueado não podem ter ficado abaixo da média da
rede nos últimos seis meses."
As taxas de franquia, royalties e
publicidade são as mesmas nos
dois casos. O mesmo vale para a
padronização visual.
²
Sapatarias e lavanderias
Outra rede, a Sapataria do Futuro, aceita que o dono do posto de
coleta seja um novo franqueado.
"O proprietário do posto recebe
30%. A loja da rede que executou o
serviço fica com os 70% restantes",
conta Paulo César Mauro, 48, diretor da marca no Brasil.
Para compensar o faturamento
menor, o dono do posto pode vender produtos e executar os serviços
mais simples na própria loja, como
engraxar sapatos e realizar pequenas costuras.
"Com o tempo, o posto de coleta
pode se transformar em uma loja
completa", diz Mauro.
A franquia normal possui até dez
funcionários e exige investimento
médio de R$ 20 mil. Já o posto pode funcionar com um ou dois atendentes e tem investimento inicial
entre R$ 3.000 e R$ 5.000.
Na VIP (lavanderia), a redução
do capital para montar uma loja é
ainda maior. Uma franquia sai em
média por R$ 100 mil. O posto exige investimento de R$ 10 mil.
²
Fastsigns: (011) 3872-5301; Sapataria do
Futuro: (011) 280-1033; VIP Express Lavanderia: (011) 5183-2944.
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
|