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Como montar uma editora?
Cecília Ribeiro Fiúza, São Paulo (SP)
Antes de abrir uma editora, o
empreendedor deve fazer uma
avaliação do mercado para verificar quais serão seus futuros leitores. Isso poderá ser feito a partir de uma parceria com uma instituição que queira desenvolver
publicações próprias.
O principal aspecto da estrutura de uma editora é a sua capacidade comercial.
É aconselhável fazer um amplo
trabalho junto aos anunciantes
para a venda de espaços publicitários, se a opção for editar publicações próprias.
O empreendedor deverá ter habilidade comercial e contatos diversificados com gráficas especializadas, empresas de fotolito e
distribuidores. É preciso ter
grande conhecimento do mercado e da legislação do setor, pois a
impressão somente poderá ser
feita em gráficas autorizadas.
O sistema de distribuição deverá priorizar quem repassa o produto ao consumidor final (bancas de jornais ou livrarias).
O investimento fixo inicial não
é alto, e a implantação, dependendo do padrão exigido pelo
segmento, é bastante simples.
Uma editora poderá começar
com um investimento inicial em
torno de R$ 10 mil. Esse valor será destinado à aquisição de móveis, microcomputadores, impressoras e aluguel do imóvel, se
necessário.
O capital de giro é composto
pelo estoque inicial de livros, a
manutenção das despesas fixas e
de outros gastos (o registro da
empresa, por exemplo), além de
uma reserva para os imprevistos.
Outros esclarecimentos sobre a
abertura de empresas, os financiamentos e a legislação podem
ser encontrados no Sebrae-SP.
²
Ligue Sebrae-SP: 0800-780202.
²
As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425,
4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, com nome,
profissão, endereço, telefone e ramo de atividade, ou
pelo e-mail: tudo@uol.com.br. Elas serão respondidas pela equipe técnica do Sebrae-SP exclusivamente
nesta seção.
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