São Paulo, Domingo, 21 de Novembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Evento tenta popularizar comércio de jóias

free-lance para a Folha

Ainda pouco usuais no Brasil, a compra e a venda de jóias em leilões são práticas comuns no exterior, onde, dependendo da importância dos lotes, ganham projeção internacional.
Com o objetivo de criar o hábito entre os brasileiros de oferecer e arrematar jóias nos pregões, a Dutra Leilões vai vender 300 lotes, de vários estilos, épocas e preços.
São anéis, brincos, pulseiras, relógios, colares e broches produzidos a partir do século 18, com materiais como ouro, prata, pérolas, diamantes, rubis e esmeraldas.
Alguns objetos de prata feitos por ourives ingleses, franceses e russos também serão leiloados.
Para garantir a segurança na identificação e avaliação das peças, além da conferência dos certificados de autenticidade dos diamantes, a Dutra Leilões firmou, exclusivamente para o evento, uma parceria com a joalheria Amsterdam Sauer.
"Somos responsáveis pela captação, venda e obrigações legais, enquanto a consultoria técnica da Amsterdam Sauer classifica e calcula o preço mínimo das peças", explica o leiloeiro responsável Luiz Fernando Dutra.

Curiosidades
Para ele, o leilão é uma boa alternativa para quem quer colocar as jóias à venda. "Leiloar é mais rentável do que penhorar. Por outro lado, quem arremata paga menos do que nas lojas", completa.
Por medida de segurança, os lances iniciais não foram divulgados. Entre as peças, há um conjunto de jóias barrocas baianas feito de ouro, do século 18, e um broche-relógio europeu de ouro, prata, diamantes e pérolas, em formato de passarinho no ninho, produzido no século 19.
Uma bolsa coberta com ouro 18 quilates, ornamentada com brilhantes, é um dos lotes curiosos, além de um colar de ouro branco com brilhantes e esmeraldas, que é "reversível", ou seja, se transforma em duas pulseiras. (TAb)

Evento: leilão de jóias
Onde: av. Brasil, 649, Jardim Paulista
Quando: dias 29 e 30, às 21h50
Exposição: de 25 a 28, das 12h às 24h
Informações: 0/xx/11/887-3234


Texto Anterior: Como montar uma escola de música?
Próximo Texto: Leilão reúne aeronave e fazendas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.