São Paulo, Domingo, 24 de Outubro de 1999
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FRANCHISING

Rede de fast food Arby's fecha suas 21 lojas próprias em SP

free-lance para a Folha

Depois de Pizza Hut, KFC e Subway, a rede de fast food Arby's, especializada em sanduíches de rosbife, também fechou suas lojas próprias em São Paulo.
A marca norte-americana instalou-se no Brasil em 93, quando o empresário Guilherme Affonso Ferreira, presidente do grupo Bahema, passou a ser master-franqueado da rede.
Nos últimos sete anos, a rede inaugurou um total de 21 lojas próprias no Estado de São Paulo e três unidades franqueadas -uma em Fortaleza (CE) e outras duas em Brasília (DF).
O empresário justificou que o fechamento das lojas ocorreu por falta de apoio da matriz dos EUA.
"Desde o início, (o grupo Bahema) apostava na importância da escala nesse mercado e, com o apoio da matriz norte-americana, pretendia chegar a um maior volume de lojas no ano 2000. Porém a rede no Brasil acabou não contando com esse apoio, e seu plano de investimento não pôde ser implementado", diz Ferreira.

Concorrência
Apesar do fracasso da rede em São Paulo, Brasília conta desde 97 com duas unidades franqueadas em operação.
"Acreditamos no produto e na marca. O mercado local absorveu muito bem a Arby's", diz Vicente Estevanato, sócio da Unique Foods, que investiu US$ 600 mil na abertura de duas franquias da rede e quer chegar ao total de sete lojas nos próximos quatro anos.
Para especialistas em franchising, a forte concorrência com o McDonald's é um dos fatores que contribuíram para o fechamento das lojas da Arby's em São Paulo.
"Não é fácil competir com o McDonald's. Precisa de muita "bala na agulha" e uma operação muito forte", diz André Nudelman, da consultoria Francap.
"A política de preços do McDonald's é muito agressiva e apressa a saída de competidores do mercado", diz Alberto Carneiro Neto, vice-presidente da ABF (Associação Brasileira de Franchising). (PAULO NAVES)




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