São Paulo, Domingo, 28 de Novembro de 1999



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"MADE IN BRAZIL"
Programa coloca micro e pequenos nos EUA

free-lance para a Folha

Tampos de mesa de cipó, sapatos costurados à mão, esculturas de anjos e frutas de resina. Apesar das diferenças, esses produtos artesanais têm em comum a origem e o destino. São fabricados por pequenas empresas brasileiras e exportados a consumidores norte-americanos, em busca de baixos preços e altas doses de exotismo.
O material embarca para os mercados dos EUA e Canadá por meio do Best (Brasil Export Serviços e Tecnologia), programa de incentivo a pequenas empresas exportadoras idealizado pelo Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
O programa comercializa produtos brasileiros no exterior por meio de venda direta, comércio eletrônico (via Internet) e, a partir do próximo ano, catálogo.

Concorrência
Na opinião de Regis Appa, gerente de marketing da Vanguard Marketing Tecnology (empresa norte-americana responsável pela divulgação e venda), a qualidade do produto brasileiro vai garantir o seu sucesso.
De acordo com ele, a Vanguard adquire o produto e se compromete a repassar os lucros ao fabricante, imediatamente ou em até seis meses.
Um percentual de 6%, descontado do valor das exportações, garante a margem de lucro do Best, dividida igualmente entre a Vanguard e o Sebrae. De acordo com Appa, o programa deve fechar o ano com uma movimentação de cerca de US$ 10 milhões.
"Pretendemos oferecer aos empresários todo suporte para que ampliem sua participação nas exportações brasileiras", afirma Fernando Leça, superintendente do Sebrae-SP.
Além da qualidade e da criatividade do produto, o preço é outro fator de grande importância para entrar no competitivo mercado norte-americano, que importa produtos de concorrentes como México, África e China.

Em queda
De acordo com dados do Ministério da Indústria, Comércio e Turismo, as exportações feitas por micro e pequenas empresas brasileiras caíram mais de 20% nos últimos anos. Em 97, o montante chegou a US$ 3 bilhões, ou seja, cerca de 5% do total exportado pelo país -US$ 53 bilhões.
Segundo o Sebrae-SP, 84% das pequenas empresas nunca exportaram seus produtos. A maiorparticipação das pequenas empresas no exterior, justifica a entidade, esbarra na falta de financiamento e de informações e na baixa incorporação de tecnologia no processo produtivo.

www.bestbrasil.com


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