São Paulo, Domingo, 28 de Novembro de 1999



Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rio dificulta a venda de jóias

free-lance para a Folha

Os pequenos joalheiros do Rio de Janeiro estão enfrentando dificuldades para entrar no mercado externo. A causa do problema seria, de acordo com eles, uma resolução do governo estadual.
"Depois de passarmos um ano sensibilizando e capacitando micro e pequenas empresas do setor joalheiro para a exportação de jóias, fomos surpreendidos pelo governo estadual", afirma Ângela Andrade, presidente da Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Estado do Rio de Janeiro.
Em março deste ano, o governo fluminense decidiu desenquadrar do regime simplificado de impostos -conhecido como Simples- as pequenas empresas que exportam seus produtos.
"Como pode punir as pequenas empresas que, diante da retração do mercado interno, têm na exportação uma forma de sobreviver?", questiona Ângela.

Justificativa
O governo estadual diz que alterou o sistema de tributação porque muitas empresas exportadoras de grande porte estariam burlando a legislação e se beneficiando das facilidades do Simples.
"No momento em que o governo federal está mobilizado para inserir as empresas de pequeno porte na pauta das exportações brasileiras, o governo do Rio, na contramão dessa política econômica, passa uma rasteira no segmento, abortando uma iniciativa que começava a dar seus primeiros frutos", diz Ângela.


Texto Anterior: Correio envia até US$ 10 mil
Próximo Texto: Leilão: Embraer leiloa materiais e peças de estoque
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.