São Paulo, Domingo, 28 de Novembro de 1999



Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOLHA SEBRAE
Como montar um "day care'?

O "day care" é um sistema norte-americano que cobra por hora para entreter crianças e idosos, com atividades lúdicas e pedagógicas, enquanto pais ou responsáveis trabalham ou passeiam.
Apesar de muito parecido, existe uma diferença entre esse serviço e as antigas brinquedotecas. Nesta última, as crianças escolhem a ordem de atividades.
Já o "day care" é dividido em salas com atrações diferenciadas. No período de permanência da criança, ela percorre circuitos planejados, onde pratica atividades programadas por profissionais.
Esse tipo de serviço tornou-se prático, seguro e econômico para os pais que não têm onde deixar seus filhos na hora de um compromisso. Os profissionais que trabalham na brinquedoteca ou no "day care" devem cuidar, estimular e acompanhar as crianças durante o tempo de permanência no estabelecimento.

Legislação
Os estudiosos afirmam que brincar livremente sem o controle pedagógico desenvolve a criatividade, a sociabilidade, a estabilidade emocional e a auto-estima.
A legislação do Estado de São Paulo determina que os estabelecimentos que visam a guarda, a complementação de cuidados familiares, a formação e o desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos são creches (ou estabelecimentos congêneres) e estão sujeitos a obter autorização prévia de funcionamento da Secretaria de Educação do Estado ou do município.

Sebrae-SP: 0800-780202. As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade, ou pelo e-mail: tudo@uol.com.br. Elas serão respondidas pela equipe técnica do Sebrae-SP exclusivamente nesta seção.


Texto Anterior: Estatal vende cabos e veículos
Próximo Texto: "É importante sair da rotina'
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.