Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

'Apenas' 150 dos 14 mil terremotos anuais são percebidos

Governo investe em ações para evitar desabamentos; turista deve saber se proteger caso desastre ocorra

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA,
NA NOVA ZELÂNDIA

Christchurch, a maior cidade da ilha sul, acordou diferente em uma manhã de setembro de 2010, após um terremoto de magnitude 7,1 na escala Richter. Ocorrido no meio da madrugada, esse terremoto não deixou vítimas.

O maior abalo na cidade aconteceria meses depois, no dia 22 de fevereiro de 2011. Às 13h, um terremoto de magnitude 6,3, porém, com o epicentro mais próximo, abalou a cidade e deixou 185 mortos.

Ícones da cidade, como a catedral, de 1881, sofreram danos, e voluntários ajudaram nas buscas após o que foi o segundo maior desastre natural do país (o primeiro foi um outro terremoto, em 1931, na região de Hawke's Bay).

Dois anos depois da tragédia, a cidade se reinventa com criatividade e inovação, em um projeto que pode custar cerca de 30 bilhões de dólares neozelandeses.

Cerca de 14 mil terremotos acontecem todo ano no país, mas a maioria não é percebida. Por ano, "apenas" entre 150 e 200 alcançam magnitude para serem sentidos.

Localizado em uma zona de encontro das placas tectônicas do Pacífico e da Austrália, o país tem atividade geológica intensa. Antes da chegada dos colonizadores britânicos, os maoris já haviam presenciado os tremores, causados por Ruamoko, deus dos terremotos e dos vulcões.

O governo criou leis que normatizam novas construções em zonas de choque e um órgão governamental que assegura perdas materiais de residências. A Defesa Civil tem intensificado as campanhas para ensinar a população a lidar com os desastres.

As crianças aprendem o que fazer já na pré-escola. Três palavras, "drop, cover and hold" [abaixe, procure abrigo e segure], são a ordem.

Se o turista estiver em imóveis, deve agachar-se, deitar-se no chão de bruços com as pernas encolhidas, apoiando-se com as mãos, procurar abrigo -sob mesas, por exemplo-, proteger o pescoço e a cabeça com o antebraço e mãos, se segurar e aguardar o tremor passar. Em ambientes abertos, procure ficar longe de postes, carros, muros, etc. Se estiver dirigindo, pare o veículo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página