Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Bandeira Sheraton dá bônus a quem dispensa faxina

DE SÃO PAULO

Os hotéis Sheraton, administrados pela rede Starwood, incrementaram o tradicional programa de reutilização de lençóis e toalhas.

Para incentivar o hóspede a usar por mais de um dia as roupas de cama e banho --e, assim, poupar água e produtos de limpeza usados na lavagem--, as unidades da bandeira oferecem bônus a quem dispensar a troca.

O hóspede que aderir à iniciativa ganha um vale de R$ 10 para usar no restaurante ou acumula pontos no programa de fidelidade da rede.

A medida está disponível desde abril nas unidades brasileiras da bandeira (em Porto Alegre, Rio, Salvador, São Paulo e Vitória), mas a inspiração veio dos hotéis da rede Starwood no exterior.

Lá fora, a sustentabilidade é um conceito já bem assimilado pela indústria hoteleira. Os Estados Unidos são bom exemplo disso.

Não à toa: no país, o segundo mais visitado no planeta (atrás da França), os 48 mil hotéis emitem tantos gases poluentes quanto uma frota de 11 milhões de veículos --a cidade de São Paulo tem 6,9 milhões de carros--, segundo a Agência de Proteção do Meio Ambiente do país.

Uma pesquisa feita em 2012 pela Associação Americana de Hotéis e Alojamentos constatou que 76% dos estabelecimentos possuem programas de reúso de lençóis e toalhas, 75% instalaram sistemas de economia de água e 59% têm projetos de reciclagem.

Mesmo marcas luxuosas abriram mão de certas mordomias em nome do verde: no Ritz-Carlton, só se troca os lençóis a cada duas noites.

Sem contar iniciativas menos triviais, que têm ganhado força no país. O Waldorf Astoria, um dos hotéis mais famosos de Nova York, desenvolveu um telhado verde diferente: um apiário foi criado no topo do prédio, de 20 andares, para abastecer de mel o restaurante local e favorecer a polinização de árvores no entorno do prédio, próximo ao Central Park.

No Emory Conference Center Hotel, instalado em uma universidade de Atlanta, um programa transforma os resíduos oleosos de cozinha em combustível para os ônibus das linhas da escola.

Outra unidade da rede Sheraton, em Carlsbad, na Califórnia, doa os itens de amenities (como xampu) não usados para mendigos e abrigos da cidade, na Califórnia. (GS)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página