Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Hotéis preservam animais silvestres e mata

Alternativas sustentáveis incluem contratação de funcionários da região em que estabelecimentos se instalam

Projeto Companheiros do Txai, na Bahia, capacita agricultores que vendem sua produção para o resort

DE SÃO PAULO

A preservação da fauna e da flora é uma das preocupações de hotéis que buscam se inserir na categoria verde.

O Araras Eco Lodge, em Poconé (MT), opera como ponto de reinserção na mata de araras-azuis. A ONG Bichos da Mata leva aves doentes ou que seriam traficadas para serem tratadas pela pousada.

A pousada Ronco do Bugio, no interior paulista, tem um programa para preservar os macacos bugios que vivem ao redor do hotel --e que servem de atração aos hóspedes.

Na Grande São Paulo, o Unique Garden também cuida de animais. Pavões, veados e bichos vítimas de maus-tratos ficam aos cuidados de veterinários do hotel até poderem ser reinseridos em seus habitats.

Entre as iniciativas que a Folha garimpou em estabelecimentos de quatro regiões do país, estão soluções para ajudar os moradores da região em que o hotel se instalou.

O Txai Resort, em Itacaré, e a pousada Lagoa do Cassange, em Maraú (ambas na Bahia), são exemplos disso. O projeto Companheiros do Txai, do primeiro, tem oficinas de artesanato e capacita agricultores, que vendem sua produção para o hotel. A Lagoa do Cassange ajuda a manter ONGs que dão aulas para as crianças e limpam a praia.

Na pousada Uacari, em Tefé (AM), todos os funcionários são da região. "Isso gera renda direta e contribui para o empoderamento da comunidade", diz Vanessa Eyng, gerente de marketing do local.

Outro ponto colocado como sustentável nos manuais do assunto é a acessibilidade. Na fazenda Campo dos Sonhos, em Socorro (a 134 km de São Paulo), há bicicletas, piscinas e tirolesas adaptadas para deficientes.

DOIS LADOS DA MOEDA

Se implementar medidas sustentáveis ajuda o ambiente, ajuda também o dono do hotel. Além de atrair clientes ao vender seu "produto verde", ele economiza. "Depois dos salários, energia e água são os itens de maior custo", diz Enrico Fermi, presidente da Abih (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis). "Poupar esses recursos reduz gastos em 60%." (GUSTAVO SIMON)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página