Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Virada custa até 50% a mais que o Natal

Período natalino oferece, em média, preços mais brandos, semelhantes aos das férias de janeiro

Diferença chega a R$ 2.700 no mesmo destino; resorts são os que mais 'inflacionam' entre as datas, diz Abav

GIULIANA DE TOLEDO DE SÃO PAULO

Você já decidiu quando vai viajar nas festas de fim de ano? Se pensou no Natal, saiba que considerou a opção (bem) mais econômica.

Em média, pacotes para essa época custam 50% a menos que os de Ano-Novo, calcula Leonel Rossi, vice-presidente da Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens).

A diferença de preço tem uma justificativa óbvia: a forte demanda do Réveillon inflaciona os preços. O Natal, por tradição, é uma festa em que o brasileiro prefere ficar em família e tende a permanecer mais em casa do que na virada do ano, comumente associada a baladas e festas entre amigos Brasil afora.

Já os preços de Natal e do restante do mês de janeiro costumam ser semelhantes.

Entre os 56 pacotes reunidos nesta edição de "Turismo" (confira nas págs. F6 e F7), as diferenças de valor entre as duas datas chegam a R$ 2.700 --ou 106% a mais.

Em apenas sete casos, os preços são iguais. Na minoria (cinco exemplos), o pacote idêntico para o Natal sai mais caro que o de Réveillon.

Segundo o vice-presidente da Abav, os maiores aumentos de preço costumam ocorrer nos resorts de todo o país.

"Uma semana depois [do Ano-Novo], essa diferença já cai. O sujeito paga mais só para estourar o champanhe lá", brinca. "Para quem não pode pagar tanto, indico esperar uma semana para fazer uma viagem mais em conta."

Embora as variações de preço entre as datas sejam consideráveis atualmente, a tendência é que o Natal encareça nos próximos anos, avalia Magda Nassar, vice-presidente da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo). Isso porque o brasileiro está viajando cada vez mais. "Antes o Réveillon chegava a custar o dobro do Natal", diz ela. "Agora, as pessoas estão procurando roteiros que agradem à família inteira durante o Natal."

A cidade de Gramado, na serra gaúcha, é um exemplo de destino que fomenta o turismo durante o período natalino, oferecendo atrações voltadas às famílias.

O evento Natal Luz (natalluzdegramado.com.br) espera 350 mil pessoas, segundo estimativa dos organizadores. Desfiles e shows com temas natalinos fazem parte da programação, que vai de 1º/11 a 12/1.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página