Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Beethoven e Daft Punk animam ruas de Dresden

Cidade repleta de atrações históricas oferece passeios ecológicos no entorno

Destino, às margens do rio Elba, é porta de entrada para explorar o Parque Nacional da Suíça Saxônica

ROBERTO DE OLIVEIRA EM DRESDEN (ALEMANHA)

É quase possível ouvir o vazio enquanto você cruza corredores estreitos, cercados de construções históricas, que vão desembocar no rio Elba. De repente, o mergulho ao silêncio passa pela turbulência de uma batucada. Que galera é aquela tomando uma cervejinha esticada em espreguiçadeiras dispostas de forma ordenada à margem do rio?

Até na informalidade de uma praia improvisada no verão, os alemães são de uma organização impressionante.

Dresden, cidade histórica no leste alemão, a 200 km de Berlim, é repleta de vovôs circulando de ternos e vovós, de vestidinhos estampados, mas também fervilha por lá uma molecada bem festeira.

Em meio às tribos, rola de Beethoven a Daft Punk.

No caminho de trem entre Berlim e Praga, Dresden pode passar batida aos olhos desapercebidos. O convite para saltar ali começa na estação ferroviária ("Hauptbahnhof"), construção histórica de ferro, revestida por uma membrana transparente de teflon.

Uma série de atrações torna a cidade e seus arredores ainda mais especiais.

Gente do mundo inteiro costuma sair dali para explorar a paisagem bela e bizarra de erosão do Parque Nacional da Suíça Saxônica, com suas formações rochosas, vales, mesas e cânions.

No território urbano, em meio a construções históricas, praças e jardins viram palco para concertos de música clássica, teatro e dança. Tudo lá respira cultura.

A cidade é muito bem servida de transporte público, o uso de bike é convidativo e, para explorar bem o centro, a dica é andar mesmo a pé. À margem direita do Elba está a Cidade Nova, reduto jovem, repleto de estudantes, lojas, bares e restaurantes descolados, com preços mais em conta do que os da Cidade Velha.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página