Índice geral Turismo
Turismo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Caminhos do vinho do Porto

Mais de 700 mil pessoas de todo o mundo foram às caves do vinho do Porto em 2010

FILIPA SOUSA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE PORTUGAL

Na cidade do Porto, um dos locais turísticos mais antigos do continente europeu, é comum ouvir diversos idiomas. Turistas de várias partes do mundo elegem a cidade como o seu local de férias, sendo uma das razões atrativas o ex-líbris da cidade: as caves do vinho do Porto.

A curiosidade dos turistas em relação a esse patrimônio de Portugal motivou as caves a desenvolverem visitas guiadas, durante as quais é dada uma verdadeira lição de história sobre a bebida.

Após as vindimas no vale do rio Douro, é altura do vinho repousar nas caves, onde, devido às suas condições geográficas e climatéricas, o líquido adquire a riqueza e intensidade de aromas pelos quais é reconhecido.

Nessas visitas guiadas, que duram trinta minutos e que são realizadas em grupos de acordo com o idioma do turista, o visitante recebe informações referentes à história e ao processo de vinificação (desde a colheita da uva até o momento em que o vinho é transportado para as caves e depois engarrafado).

São esclarecidas informações sobre as garrafas e as designações que possibilitam a identificação dos diferentes tipos de vinho do Porto (ruby, o tawny, o vintage, o reserva etc.). O visitante ainda recebe conselhos sobre o melhor modo de conservar o vinho.

"É importante que dessas visitas os turistas levem a ideia correta sobre o vinho do Porto e que possam falar sobre o vinho de uma perspectiva diferente do que a que conheciam", salienta a guia turística das Caves Cálem.

O perfil do visitante das caves do vinho do Porto varia.

Há quem nada sabe e que procura na visita uma forma de conhecer esse tipo de bebida. E existe o turista mais informado, que vê na visita a oportunidade de se atualizar e provar novos vinhos.

Virginia Pickerell, turista norte-americana, disse que "a visita às caves serviu para conhecer a história do vinho do Porto" e corrigir as informações erradas que ela tinha.

Segundo a Associação das Empresas do Vinho do Porto (AEVP), que prevê aumento de visitas para o ano corrente, em 2010, as caves foram visitadas por 700 mil pessoas.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.