Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Robô comandado por internauta vai fazer visitas noturnas à Tate Britain

De qualquer computador será possível passear pela galeria londrina sem ter de disputar espaço com outros frequentadores

LIVIA SCATENA DE SÃO PAULO

Controlar um robô que percorre um museu numa cidade distante à noite, quando o local estiver vazio, do computador da sua casa. A Tate Britain, galeria londrina especializada em arte britânica, promete que isso será possível até o fim de agosto.

O robô noturno é o projeto vencedor do IK Prize, concurso de inovação digital promovido pelo próprio museu (um dos quatro que compõem o complexo da Tate, junto da Tate Modern, da Tate Liverpool e da Tate St. Ives).

A ideia é que o robô atravesse a escuridão da galeria conduzido remotamente pelo usuário, iluminando obras de artistas como William Blake e Turner ao se aproximar delas --tudo sem disputar espaço com outros visitantes e excursões escolares.

O visitante noturno terá a vantagem de entrar em salas que não estão abertas ao público. Os robôs (no total, serão cinco --quatro ativos e um reserva--, equipados com câmeras) é claro, não substituem uma visita in loco, mas, com eles, é possível ter uma ideia de como é o museu.

Na tela do computador, vai ser possível assistir às imagens captadas pelos quatro robôs de uma só vez. E os usuários poderão conversar entre si, trocando impressões sobre as obras.

A equipe vencedora, composta por dois ingleses e um italiano, todos designers na faixa dos 30 anos, ganhou £ 10 mil (R$ 39 mil) como prêmio e mais £ 60 mil (R$ 234 mil) para colocar em prática o projeto, batizado de "After Dark" (depois do anoitecer).

Tommaso Lanza, que, com Ross Cairns e David Di Duca, venceu o concurso, disse à Folha que ainda há muito a ser feito e ajustado até que o robô esteja de fato passeando pela galeria.

Mas ele adianta como funcionará o esquema de visitação: o usuário terá de entrar em uma fila on-line para movimentar os robôs e visitar o museu à noite; não haverá um tempo limite de visitação. Ainda não está definido se o serviço será gratuito e o endereço do site onde será hospedado.

"Trabalhar com robôs é um novo campo para nós. Ganhar o concurso foi um misto de planejamento, trabalho duro e sorte", disse Lanza.

TATE BRITAIN
ENDEREÇO Millbank, SW1P 4RG
HORÁRIO diariamente, das 10h às 18h
QUANTO gratuito (algumas mostras especiais são pagas)
SITE tate.org.uk/britainvisitação noturna deve começar até agosto, mas preço e outras informações ainda estão indefinidos


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página