Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Holanda 'trocou' país por NY em 1667

DO ENVIADO A PARAMARIBO

Independente desde 1975, o Suriname já pertenceu aos ingleses, que travaram vários confrontos armados com holandeses pela região. A disputa terminou em 1667, quando este pedaço de selva amazônica foi negociado por uma ilha fria no leste da América do Norte --o nome então mudou de Nova Amsterdã para Nova York.

Assim como o Brasil, o principal produto dos primeiros anos da era colonial foi a cana-de-açúcar, desenvolvida no país por judeus expulsos do Nordeste brasileiro.

A ligação com o grande vizinho do sul agora é alimentada pelo ouro: os voos diretos entre Belém e Paramaribo transportam principalmente garimpeiros e prostitutas --turistas brasileiros são uma raridade. Não há ligação por terra.

Poucos sabem, mas é surinamês o técnico de um dos times mais badalados do mundo: Seedorf, que treina o Milan. Quando era jogador, no entanto, ele preferiu atuar pela seleção holandesa, assim como outros craques conterrâneos: Patrick Kluivert, Frank Rijkaard e Ruud Gullit. Com tanta evasão, o Suriname nunca se classificou para uma Copa do Mundo. (FM)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página