Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Prédios históricos são novo alvo de hotéis

Nos EUA, redes inauguram unidades em antigas fábricas; tendência tem representantes também no Brasil

Em hotel de Salvador, retrofit transformou celas de convento em quartos luxuosos e claustro em piscina

DE SÃO PAULO

Em vez de erguer edifícios novos e portentosos, redes hoteleiras têm apostado no chamado "retrofit" para inaugurar unidades.

O retrofit é uma reforma estrutural de um prédio, que fica como se fosse novo. Mas, no caso da hotelaria, há um charme a mais, já que, muitas vezes, o edifício é histórico.

Nos Estados Unidos, a rede Kimpton pretende abrir, neste ano, dois hotéis em locais assim: o The Brice, na Geórgia, e o The Pearl, no Texas.

O primeiro, que deve abrir em junho, vai ocupar uma antiga fábrica da Coca-Cola --uma placa de época, com o logo da empresa, será afixada na mesa do concierge.

Já o segundo, de inauguração prevista para o final do ano, converteu o prédio de uma das primeiras cervejarias do Texas, a Pearl, de 1881.

Segundo a rede, 20% de seus 60 hotéis nos EUA estão em prédios históricos.

Mas a tendência tem ganhado força também entre outras bandeiras e em destinos turísticos populares. Em 2013, Marselha ganhou um hotel da rede Intercontinental no lugar de um hospital fundado em 1593 --o prédio havia sido inaugurado em 1866.

O hotel Soho House, em Berlim, foi sede do Partido Comunista alemão. O Faena, um dos mais luxuosos de Buenos Aires, ocupa um armazém de 1902. Em Cartagena, o hotel Santa Clara está em um convento de 1617.

No Brasil, o Pestana Convento do Carmo, em Salvador, também foi albergue religioso --erguido em 1586, virou hotel em 2005. Lá, suítes ocupam as celas dos freis carmelitas e um claustro deu lugar à área da piscina.

São Paulo também deve ganhar, nos próximos anos, um hotel retrofitado. Ele deve ser uma das construções do hospital Umberto Primo, próximo da av. Paulista, inaugurado em 1904 e abandonado desde 1993 --o projeto aguarda aprovação da prefeitura.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página