Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Turista brasileiro é cobiçado por destinos menos visitados

Anguilla, Los Cabos, Seychelles e Arizona abriram escritórios no país para aumentar fluxo de turistas

Números mostram que houve aumento de visitantes em dois dos destinos após investimento

MARIANA BOMFIM COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

As areias claras e o azul-turquesa do mar do Caribe explicam a dependência econômica da pequena e paradisíaca Anguilla do turismo de luxo.

No final de 2013, a ilha, um território britânico, entrou na disputa pela preferência do viajante brasileiro, abrindo um escritório de representação turística no país.

Nos últimos anos, outros destinos menos visitados por brasileiros, como o município mexicano de Los Cabos, o arquipélago de Seychelles e o Estado do Arizona (EUA), fizeram o mesmo: desembarcaram aqui para tentar aumentar o fluxo de turistas para lá.

Segundo a Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens), a cada ano, o número de brasileiros que viajam para o exterior aumenta 5%, em média --em 2013, cerca de 7 milhões viajaram.

As visitas de brasileiros são cobiçadas porque seus gastos em viagens internacionais também crescem: em cinco anos, eles mais que dobraram, passando de R$ 10,9 bilhões em 2008 para R$ 22,2 bilhões em 2013, de acordo com o Banco Central.

No caso de destinos exóticos e pouco conhecidos, o turista mais desejado é justamente o que gasta mais.

"Há uma tendência entre quem já viajou para EUA, Europa e América do Sul de procurar locais diferenciados", explica o vice-presidente de relações internacionais da Abav, Leonel Rossi Júnior.

ARIZONA, MEU AMOR

Uma das primeiras tarefas do escritório do Arizona, aberto no Brasil no ano passado, é promover ações para esclarecer que o parque nacional do Grand Canyon fica lá, e não em Nevada.

"O Grand Canyon está a uma hora da divisa do Arizona com Nevada", diz Alexandra Del Arco, responsável pela representação. "Muitos brasileiros vão a Las Vegas, em Nevada, depois conhecem o parque e nem sabem que estão no Arizona."

Outra missão é diversificar o público e incluir, além de aventureiros, casais, famílias e grupos de amigos que busquem resorts de luxo, atividades ao ar livre e golfe --há cerca de 200 campos nas proximidades da capital, Phoenix.

Ainda não existem números consolidados sobre a quantidade de turistas brasileiros no Estado, assim como também não é possível saber quantos brasileiros visitam Anguilla --os formulários de imigração começaram a ser utilizados recentemente.

Gabriela Chamiço, da empresa que representa o território no Brasil, diz que trabalha com o número de visitantes das Américas Central e do Sul, que dobrou entre 2008 e 2013, subindo de 1.854 para 3.966 pessoas.

O arquipélago de Seychelles, país perto da costa leste da África, no oceano Índico, marca presença no Brasil desde 2012. Vinícius Pereira, da empresa que representa Seychelles, diz que o fluxo de brasileiros no arquipélago já estava aumentando antes de o país resolver incrementar as ações de marketing no Brasil.

"Mas, quando você trabalha diretamente no mercado interno, o efeito é muito melhor", afirma. A estratégia parece dar resultados. Em 2012, 361 brasileiros visitaram Seychelles. Um ano depois, o número subiu para 550.

O casal Júlia Monteiro, 35, e Raoni Monteiro, 31, quis fugir dos destinos óbvios e escolheu ir para o arquipélago na lua de mel, em março de 2013. "É um lugar caro, mas já estávamos contando com a viagem nos gastos do casamento", diz Júlia.

Los Cabos, cidade no Estado mexicano de Baja California Sur, é muito procurado para viagens a dois, mas também tem atrações como mergulho, nado com golfinhos e surfe. "Los Cabos já é famoso no mundo, mas é pouco conhecido no Brasil, em comparação com outros lugares no México", diz Fernanda Secco Barone, da empresa que representa o destino no Brasil.

Ainda não há dados sobre o número de turistas brasileiros que foram a Los Cabos em 2013. Em 2012, ano de abertura da representação, foram cerca de 7.200 brasileiros, fluxo 80% maior que o registrado em 2011, diz a entidade.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página