Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Guerra em Gaza destrói patrimônio histórico da região

Mísseis deixam mesquitas em ruínas; pontos de visitação estão sendo fechados

DA AFP

Além de causar milhares de mortes, o conflito em Gaza destrói o patrimônio histórico-cultural deste território palestino. Um exemplo é a mesquita de Al Omari, em Jabaliya, atingida por um míssil israelense. Partes do templo --um dos poucos prédios históricos de Gaza-- remontavam ao século 14.

O governo pediu à Unesco que equipare a destruição intencional do patrimônio histórico a um "crime de guerra".

Os bombardeios causaram danos diretos e indiretos ao patrimônio de Gaza, diz Ahmed al Barsh, do Ministério de Turismo. "Indiretos porque visitantes não podem entrar, sejam estrangeiros, estudantes ou pesquisadores."

Para suprir a falta de um museu público, Jawdat al Judary, começou a colecionar objetos que descobria revolvendo a terra para a construção. Seu museu tem vestígios de cerâmica antiga, objetos em bronze e armas. Judary pensou em aumentar a coleção e renovar o museu. Em abril, recebeu arqueólogos franceses --que foram embora por causa da guerra.

A mesquita Al Mahkamah, do século 15, também foi destruída em Chajaya, um dos bairros de Gaza mais bombardeados. Resta apenas o minarete da era dos mamelucos, que começou no século 13.

O "hammam" al Samara, último banho turco de Gaza, teve de fechar --era uma das únicas atrações ainda intactas para os turistas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página