Índice geral Turismo
Turismo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Estado é o principal criador de camarão

Na capital, Natal, prove o crustáceo nas mais variadas formas, em pratos como a moqueca e o servido no abacaxi

Sabores locais também incluem a carne de sol com nata, baião de dois, queijo de manteiga, pão de macaxeira e tapioca

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM NATAL

A culinária potiguar é um capítulo à parte na viagem ao Rio Grande do Norte. Em Natal, a regra é aproveitar a abundância de peixes e frutos do mar, especialmente o camarão, já que o Estado é o principal criador do crustáceo no Brasil.

O restaurante Camarões (www.camaroes.com.br) oferece o ingrediente nas mais variadas formas, em pratos como camarão no abacaxi e moqueca de camarão. O restaurante tem quatro unidades espalhadas pela cidade, sendo duas na praia de Ponta Negra.

Mas a gastronomia local vai além dos frutos do mar: carne de sol com nata, queijo de manteiga, baião de dois, tapioca e pão de macaxeira também fazem parte do cardápio do Rio Grande do Norte. Para provar um pouco de cada, a melhor opção é o Mangai (www.mangai.com.br), considerado um dos mais tradicionais da cidade.

A casa funciona em esquema de bufê, com preço cobrado por quilo. A variedade de pratos e petiscos deixa qualquer um em dúvida sobre o que escolher.

Para acompanhar, peça uma das jarras de suco, oferecidas em sabores como mangaba, cajá e graviola, e feche a refeição com o cartola, doce que leva banana, queijo de manteiga, açúcar e canela. A qualidade da comida e a boa relação custo-benefício compensam o serviço um tanto atrapalhado.

PÉS NA AREIA

A principal praia de Natal é Ponta Negra, onde fica o morro do Careca, um dos cartões-postais da cidade. Mais urbana, Ponta Negra tem vários restaurantes, lojas e hotéis e é um bom ponto de partida para explorar a cidade.

Quem gosta de história deve conhecer a fortaleza da Barra do Rio Grande, popularmente conhecida como forte dos Reis Magos ou fortaleza dos Reis Magos. Construída em 1599, a fortaleza é o marco inicial da cidade.

Situada na praia do Forte, a construção fica próxima à ponte Newton Navarro, que dá acesso às praias do litoral norte e de onde se tem uma bela vista da capital potiguar. A atração pode ser visitada diariamente, das 8h às 16h30.

Natal possui também o parque das Dunas, uma reserva de mata atlântica que ocupa 1.172 hectares e engloba boa parte da zona sul da cidade, com bosques e trilhas para caminhada.

Para aproveitar a noite como um autêntico natalense, visite uma das casas de forró da cidade. Uma boa opção é o Rastapé (rastapecasadeforro.com.br), com três ambientes e capacidade para até mil pessoas.

(VANESSA CORRÊA DA SILVA)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.