Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Jamaica sem pressa oferece aula-almoço e gôndola 'reggaeira'

Turista pode aprender a fazer pratos típicos e relaxar em jangada a 3km/h com canoeiro que canta Bob Marley

Tranquilidade no país está também nas praias caribenhas sem ondas, pouco habitadas e de água morna e cristalina

MATHEUS MAGENTA ENVIADO ESPECIAL À JAMAICA

A Jamaica turística se divide em três: um parque de diversões norte-americano com montanha-russa e lojinhas de suvenires, um destino para mochileiros em busca de ecoturismo e reggae e, por fim, um litoral com praias caribenhas vazias, sem ondas, água de azul e verão estendido.

Este último perfil é a Jamaica sem pressa, baseada numa expressão local de desapego das dificuldades: "no problem" (não esquenta). O clima tropical ajuda, com temperaturas acima de 23°C.

A tranquilidade está entre os principais chamarizes para os 2 milhões de turistas que desembarcam por ano nesse país de 2,7 milhões de habitantes, dependente do turismo (30% da economia).

Ocho Rios, Montego Bay e Negril são as cidades que concentram praias e atrações populares, como se banhar na cachoeira Dunn's River Falls.

É possível cruzar a Jamaica sem pressa num só dia.

"Há gente que vem aqui para relaxar e dormir. Pagam para dormir!", diz aos risos Clive McCurney, 58, canoeiro de uma espécie de versão jamaicana da gôndola veneziana.

O reggae inclusive faz as vezes da barcarola dos italianos, se o turista quiser uma trilha sonora ao longo da água do rio Martha Brae (ja maicarafting.com).

A jangada navega a 3km/h por uma hora e meia e custa US$ 60, para o casal. Dá tempo de nadar, comprar artesanato de vendedores nas margens e ver bambuzais.

O almoço pode ser no Prospect Outback Adventures (prospectoutbackadventures.com, US$ 75,90 por pessoa), em Ocho Rios.

Ignore o tour com segway (transporte de segurança de shopping que parece ter vida própria), as fotos com camelos e vá direto para a cozinha.

Ali, a atração é aprender a cozinhar pratos locais.

Ao longo de três horas, cada visitante, paramentado de cozinheiro, segue o passo a passo da instrutora.

O principal prato é o jerked chicken, um frango condimentado grelhado no carvão.

A vista para o mar da sala de aula na varanda de uma mansão pode distrair, mas atenção com o tempero apimentado --o resultado será seu próprio almoço.

O Rick's Café (rickscafeja maica.com), em Negril, a 180 km de Ochor Rios, é um dos melhores pontos para observar o pôr do sol jamaicano, com vista para o mar.

Chama a atenção um parapeito com dez metros de altura, do qual turistas e jamaicanos exibem seus saltos quase ornamentais. Aqueles que não pulam lotam as beiradas do rochedo para se divertir com os gritos e as barrigadas dos turistas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página