Índice geral Turismo
Turismo
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Upgrade na refeição

ESCAPE DA COMIDA PADRONIZADA DE BORDO PEDINDO CARDÁPIO ESPECIAL

VOAR E COMER

Embora nas classes executiva e primeira as refeições ainda sejam chiques, é na econômica que o passageiro sofre e, em voos fora do Brasil, já paga por lanches e bebidas alcoólicas. Esta edição mostra como é um catering, cozinha industrial que faz refeições de bordo, e dá dicas para que o viajante se alimente de maneira mais saudável.

FIGURA ILUSTRE

Quem ouve o nome do norte-americano John Willard Marriott se lembra da rede de hotéis que, hoje, tem cerca de 3.500 propriedades em mais de 70 países e territórios. Mas poucos sabem que foi esse empresário arrojado o inventor do catering e, por extensão, criador dos primeiros menus de avião.

Natural de Utah, de origem mórmon, Marriott abriu, com sua mulher, Alice (foto), em 1927, uma cafeteria perto do aeroporto na cidade de Washington que, nos primórdios da moderna aviação comercial, preparava lanches para serem consumidos a bordo.

Daí, foi um pulo até que o pioneiro construísse um império de restaurantes, em 1932. O primeiro hotel da rede, um "motor hotel", data de 1957.

Ao morrer, em 1985, o empresário tinha 1.400 restaurantes e 143 hotéis em todo o mundo. A empresa continua sendo controlada por J.W. Marriott Jr. e seus familiares.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.