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Saiba como é o preparo das refeições de bordo

Alguns alimentos começam a ser feitos 48 horas antes da viagem

Processo tem início na reserva do voo, quando é estimado o número de passageiros que serão servidos durante trajeto

Gabo Morales/Folhapress
Funcionário de catering do aeroporto de Guarulhos prepara carne para voo noturno
Funcionário de catering do aeroporto de Guarulhos prepara carne para voo noturno

VANESSA CORRÊA DA SILVA
DE SÃO PAULO

Entre os itens que envolvem uma viagem de avião, a comida da classe econômica não costuma ser a mais elogiada, embora sua preparação envolva muito trabalho.

Quem recebe uma refeição quente durante o voo não imagina o universo por trás das bandejas que acondicionam saladinhas, massa ou frango e sobremesa.

O processo começa na reserva do voo, quando é estimado o número de passageiros que serão servidos. Até a data da viagem, esse número é checado atentamente pelo catering, empresa responsável pelo fornecimento de refeições às empresas aéreas.

No aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, a LSG Sky Chefs, que produz cerca de 30 mil refeições por dia, faz a comida para 22 companhias de aviação. Apesar da escala industrial, todo o processo é feito de modo individual, com alimentos cortados e embalados à mão, um a um.

Alguns alimentos começam a ser preparados 48 horas antes da viagem: caso das carnes, que são cortadas de acordo com o prato (filé, medalhão, iscas) e assadas ou cozidas com antecedência. Massas, risotos, saladas, sobremesas e pães são preparados no dia da viagem.

Durante o preparo das refeições, dois fatores devem ser bem controlados: tempo e temperatura. Carnes, por exemplo, devem ser cozidas a uma temperatura mínima de 60 °C, que varia de acordo com o tipo e o corte. Logo em seguida, são colocadas em uma câmara que acelera o resfriamento dos alimentos para que atinjam 10 °C, temperatura considerada ideal para que não haja contaminação por micro-organismos.

Todos os alimentos que passam por algum tipo de cozimento, como massas, sopas e molhos, são levados para essa câmara frigorífica e, ao atingir 10 °C, armazenados em uma sala refrigerada, onde aguardam a montagem das refeições. Nenhum alimento deve ficar mais do que 45 minutos sem refrigeração, por isso a comunicação entre o catering e o aeroporto é contínua, para que as refeições sejam embarcadas duas horas antes da decolagem do avião, mesmo em caso de atrasos nos voos.

As refeições das classes econômica e executiva são montadas pelo catering, em recipientes de papel, plástico ou vidro, e armazenadas em carrinhos. Já a comida da primeira classe é embarcada em recipientes maiores, e os pratos são montados durante o voo, poucos minutos antes de servir, garantindo o visual caprichado.

1- NO INÍCIO

O processo começa com a chegada dos alimentos, que passam por uma checagem, onde são avaliados de acordo com especificações como peso, data de validade, origem etc. Ali, podem ser rejeitados ou levados para a próxima etapa

2- SELEÇÃO

Em seguida, os alimentos são armazenados em câmaras refrigeradas e separados de acordo com o tipo (carne, verdura, frutas, massas, produtos kosher etc)

3- NA PANELA

Cada alimento é então preparado de acordo com as receitas de cada companhia aérea. Por exemplo,

os pães são assados na padaria e as saladas montadas nos pratos

4- NA GELADEIRA

Os alimentos que passaram por cozimento vão para uma câmara de resfriamento rápido, que mantém a comida a 10°C, e mata

micro-organismos

5- NA BANDEJA

Os alimentos são encaminhados para a montagem nas bandejas, do jeito que serão consumidos pelos passageiros, e armazenados em carrinhos refrigerados, em uma sala a 5°C

6- A BORDO

Duas horas antes da decolagem, os carrinhos são levados para os aviões, onde são colocados em fornos ou mantidos sob refrigeração. Alguns minutos antes da refeição, os pratos quentes são aquecidos

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