Índice geral Turismo
Turismo
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Planet@ Letra

Veja sites e dicas para enfrentar a onda de frio e neve na Europa

Nevascas causam cancelamento de voos e atrapalham viagens

DE SÃO PAULO

A onda de frio rigoroso e as nevascas que castigam a Europa vêm causando uma série de empecilhos para turistas, de voos cancelados a falta de roupas apropriadas. Mas, com a ajuda de sites e de algumas dicas, é possível evitar maiores problemas.

A primeira medida é ficar de olho na previsão do tempo do destino escolhido. Um site interessante é o Weather Online (www.weatheronline.co.uk), com informações climáticas do mundo inteiro.

Como o site é britânico, os dados sobre o Reino Unido estão em destaque na página principal. Clique em "Europe" no item "world forecast" para previsões para os próximos cinco dias nos países europeus. É possível checar as temperaturas de cada país clicando nas regiões europeias no lado esquerdo.

Outro site bem completo é o de previsão do tempo da CNN (weather.edition.cnn.com), que permite a busca de informações climáticas de diversas localidades, com previsões do tempo para os próximos sete dias.

Uma opção em português é o site Tempo Agora (www.tempoagora.com.br), que, apesar de ser voltado para o Brasil, tem também previsões para os países europeus- passe o mouse sobre o item "previsão" e escolha "mundo" no menu abaixo.

É possível clicar no mapa, que traz as capitais, ou escolher outras cidades no menu um pouco abaixo, que inclui outras cidades de cada país. O site indica previsões para os próximos dez dias.

PRECAUÇÃO

O grande problema que a onda de frio causa aos turistas é o cancelamento de voos, sem falar nos atrasos.

Como não é possível prever esses contratempos, o jeito é ficar de olho nos sites do aeroporto em questão ou no Flightstats (www.flightstats.com), que monitora voos de mais de 13 mil aeroportos, mostrando atrasos e cancelamentos, além das condições climáticas em cada um deles.

O site também oferece aplicativos gratuitos para iPad e Android e um sistema de alerta via celular, por mensagem de texto ou por e-mail.

Ficar de olho nos sites dos aeroportos é outra maneira de acompanhar a situação dos voos. Há páginas que englobam mais de um aeroporto, como é o caso com os de Portugal (www.ana.pt) e os da Espanha (www.aena-aeropuertos.es).

Há as páginas que reúnem aeroportos de uma mesma cidade, como os de Milão (www.seamilano.eu), Roma (www.adr.it), Berlim (www.berlin-airport.de) e Paris (www.aeroportsdeparis.fr). Outros dois aeroportos importantes são o de Frankfurt (www.frankfurt-airport.com) e o de Heathrow (www.heathrowairport.com), em Londres.

Quanto a enfrentar o frio inclemente, o jeito é seguir algumas dicas. Roupas térmicas, por exemplo, ajudam bastante. Casacos para esqui também fazem a diferença em temperaturas abaixo de zero.

Gorros ou chapéus felpudos, cachecóis e luvas são itens obrigatórios, sob pena de ficar com dor de ouvido ou com os dedos congelados.

Como os ambientes fechados normalmente são aquecidos, vale investir em um casaco bem pesado, com forro de lã, que pode tirado ao entrar em um local, caso o passeio não envolva muito tempo ao ar livre. Já quem vai bater perna pelas ruas faz bem em apostar em camadas de roupas, que podem ser tiradas conforme a necessidade.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.