Índice geral Turismo
Turismo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Escolha de roupas certas facilita viagem

Usar camadas de peças ajuda a enfrentar roteiro pelo frio, enquanto o calor pede tecidos naturais e confortáveis

Os itens mais pesados devem ser levados com a mala de mão para evitar excesso de peso da bagagem nos voos

DE SÃO PAULO

Seja a viagem para o frio europeu ou para o calor do Rio, a pergunta é a mesma: com que roupa enfrentar tais temperaturas?

No caso do frio, um dos problemas para quem viaja é o limite de peso da bagagem. As roupas de inverno são mais pesadas, abarrotam a mala e podem estourar o peso máximo em voos.

Leve os itens mais pesados com você no avião. "O casaco mais pesado deve ser levado na cabine, com a bagagem de mão. Botas também podem ir nos pés", ensina a personal stylist Roberta Carlucci.

Outra dica é levar itens que aquecem, mas ocupam pouco lugar na bagagem. "Uma pashmina esquenta bastante e pode compor modelos diferentes. Cashmere também, o tecido é fino, mas mantém o calor", diz Carlucci.

De acordo com ela, no frio extremo, a saída é apostar em camadas, além de um bom casaco para enfrentar os passeios ao ar livre.

Um truque para chegar bem a um destino gelado é levar meia-calça grossa de lã e um suéter na mala de mão. "Ao chegar ao aeroporto, coloque as peças antes de sair, assim já chega preparada", afirma Carlucci.

Gorros, luvas e cachecóis são peças importantes, assim como o calçado. "Acho que vale a pena investir em um sapato bom, que mantenha os pés quentinhos, protegidos", diz a personal stylist. Outra preocupação é com o solado adequado: prefira os antiderrapantes, já que o gelo nas ruas pode causar escorregões e acidentes mais sérios.

No caso do calor, o problema é conciliar a mala com a quantidade de peças a ser levada, já que o suor faz com que elas fiquem sujas mais rapidamente.

"A dica é levar peças coordenadas, que possam ser combinadas com facilidade. Assim, uma saia ou um short pode ser usado mais vezes", diz Carlucci.

Outra medida é apostar em roupas confortáveis, que não apertem, e em tecidos naturais, que permitem a transpiração. "Os tecidos sintéticos dificultam a transpiração e acabam deixando mais cheiros, ou seja, a peça é usada menos vezes", afirma.

(MARINA DELLA VALLE)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.