Índice geral Turismo
Turismo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Planet@ letra

Sites ajudam a curtir o resto do verão no litoral de SP

Endereços trazem dicas de passeios, guias de praias e pontos turísticos e sugestões de hospedagem, restaurantes, bares e baladas

DE SÃO PAULO

O horário de verão terminou, mas há ainda bons dias de sol e calor para quem quer aproveitar o litoral paulista, agora mais vazio. Uma boa pesquisa em sites auxilia a programar escapadas estratégicas nos finais de semana ou temporadas um pouco mais longas.

Há um porém: os endereços na web que agrupam informações por região são fartos quando se trata do litoral norte, mas não quando o assunto é litoral sul.

O site Litoral Sul (www.litoralsul.com.br), por exemplo, tem páginas para 11 cidades da área, com algumas informações e sugestões de hospedagem. Apenas o Guarujá é tema de um guia turístico (www.guaruja.com.br), com guia de praias, sugestões restaurantes e passeios etc.

Já a versão do site para o litoral norte (www.litoralnorte.com.br) abriga guias semelhantes para quatro cidades: São Sebastião, Caraguatatuba, Ubatuba e Ilhabela. As informações vão de sugestões de baladas, hospedagem e restaurantes a operadores de passeios de escuna, atividades de ecoturismo, guia de praias e dicas de passeios.

Um modo de driblar a escassez de sites sobre o litoral sul é pesquisar por cidade. Quem pretende visitar Cananeia, por exemplo, conta com a página Cananeia.net (www.cananeia.net), com dados sobre pontos turísticos, praias, história da cidade, cachoeiras, trilhas e dicas de hospedagem, além de listas de estabelecimentos, de farmácias a restaurantes.

Se o destino for Santos, a página Viva Santos (www.vivasantos.com.br) é um bom local de pesquisa, com listas de atrações turísticas, indicações de bares, restaurantes, baladas e locais de hospedagem. O diferencial está nas informações históricas, nos itens "memória" e "história", e na seção sobre arquitetura.

O site Click Litoral (www.clicklitoral.com.br) traz informações abrangendo 17 cidades litorâneas. O problema é que a quantidade de dados disponíveis varia bastante entre elas: quem vai a São Sebastião, por exemplo, conta com indicações de como chegar, uma breve história da cidade e listas de praias e pontos turísticos. Já a página de Pedro de Toledo está vazia.

A página vale a visita pelas listas de estabelecimentos, divididas em "acomodação", "gastronomia" e "comércio e serviços". É possível filtrar a busca por cidade e ordenar os resultados por nome, endereço ou categoria.

O site Litoral de São Paulo (www.litoralsp.com.br) traz guias das cidades de Ilhabela, Bertioga, São Sebastião e das praias de Camburi/Camburizinho, com sugestões de hospedagem, passeios e esportes aquáticos, entre outros.

Por fim, vale a pena ficar de olho na situação das balsas no litoral paulista. No site da Dersa (www.dersa.sp.gov.br), clique em "travessias ao vivo" para ver informações atualizadas sobre o tempo de espera.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.