Índice geral Turismo
Turismo
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Revista lista dez parques de diversão excêntricos

Atrações apostam em escatologia, batalhas sangrentas e Jesus Cristo

Polêmica, atração francesa dedicada a Napoleão deve recriar batalhas e execução de Luís 16 na guilhotina

DE SÃO PAULO

Após o recente anúncio da construção de um parque temático dedicado a Napoleão Bonaparte (1769-1821) na França, a revista norte-americana "Time" decidiu listar dez das atrações mais estranhas do gênero no mundo.

O primeiro nome da lista é justamente a "Napoleonland", como foi apelidado o projeto. Com o início das obras previsto para 2014, o parque será erguido em Montereau, lugar onde o autocoroado imperador francês (1769-1823) venceu uma de suas últimas batalhas.

As atrações planejadas incluem show aquático reencenando a batalha de Trafalgar, recriações diárias do confronto de Waterloo e até mesmo da decapitação do rei francês Luís 16.

Menos tétrico, o nostálgico Grutas, na Lituânia, abriga dezenas de esculturas da era soviética. Aberto em 2001, ele inclui playground e restaurantes inspirados no tempo da URSS.

Também investindo na imersão, o Holy Land Experience é um dos parques menos conhecidos de Orlando, na Flórida. Nele, é possível se sentir na Jerusalém de 2.000 anos atrás e até mesmo apreciar uma sangrenta encenação da Paixão de Cristo.

Para quem é mais interessado nos assuntos terrenos, bem terrenos, o dinamarquês BonBon Land, inteiramente dedicado ao "número 2", é uma opção. Dignas de menção são suas montanhas-russas, "cachorro que peida" e "marca de freada".

FAZENDA DE ESCOBAR

Outra atração para crianças e adultos está na Colômbia. A Hacienda Nápoles contém carros antigos, hipopótamos e esculturas de dinossauros em tamanho real, tudo trazido pelo antigo proprietário do terreno, o traficante Pablo Escobar (1949-1993). Acima da entrada se encontra o avião em que ele fez sua primeira viagem levando cocaína para os EUA.

Os pais que preferem um exemplo melhor de civilidade podem ir à República de los Niños, na Argentina. Em que pese ter sido inaugurado por Evita, mulher do ditador Juan Domingo Perón, o parque permite que as crianças escolham representantes e peguem empréstimos no fictício banco local.

Se isso não é divertido o bastante, o lugar certo é o Shijingshan, de Pequim, onde atrações do universo Disney convivem com diversas outras, em óbvia violação à propriedade intelectual alheia.

Completam a lista da "Time" a Love Land, na Coreia do Sul, dedicado ao sexo, o Dickens World, que homenageia o escritor, e o Dollywood, o sonho da cantora country Dolly Parton, onde há shows de destruição de carros.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.