Índice geral Turismo
Turismo
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Uma ilha, muitos mistérios

TURISMO TEM LIMITES

A ilha de Páscoa (ou Rapa Nui) pertence ao Chile, e seu povo, polinésio, foi responsável por criar imensos moais entre os séculos 13 e 16, antes da chegada dos primeiros europeus. É controverso o número de visitantes que o diminuto arquipélago, de 5.000 habitantes, pode receber anualmente. Em 2010, 50 mil turistas foram para lá, mas o governo planeja quadruplicar esse número até 2020.

FIGURA ILUSTRE

Foi num domingo de Páscoa, em 5 de abril de 1722, que Jacob Roggeveen se tornou o primeiro ocidental a avistar a ilha habitada pelo povo rapanui. Ele afirma ter visto entre 2.000 e 3.000 nativos. O primeiro contato não foi amistoso: um erro de comunicação o levou a abrir fogo contra os locais, matando uma dezena e assustando-os.

PELO MUNDO DA PÁSCOA

COELHINHO GIGANTE Trinta ovos pintados por artistas, designers e joalheiros são exibidos em frente à Tower Bridge, em Londres; projeto faz parte de ação de caridade

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.