Índice geral Turismo
Turismo
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Planet@ Letra

Sites propõem seguir passos de "O Poderoso Chefão"

Passeios dão a oportunidade de visitar locações do clássico filme de Francis Ford Coppola, tanto em Nova York quanto na Sicília

DE SÃO PAULO

O grande clássico "O Poderoso Chefão", o primeiro filme da trilogia de Francis Ford Coppola, completou 40 anos na semana passada, voltando à baila na mídia, para a felicidade de seus muitos fãs.

Como vários clássicos, a trilogia gerou vários passeios inspirados em sua trama e nas locações das filmagens. Com a ajuda de alguns sites, é possível traçar roteiros seguindo os passos da câmera de Coppola.

Para começar, dê uma olhada na seção dedicada aos filmes da trilogia no Movie Locations (www.movie-locations.com), que lista detalhadamente os locais de filmagem. A famosa cena da cabeça de cavalo na cama? Foi gravada em Long Island. Corleone, na Sicília, cidade de origem de Vito (Marlon Brando)? A cidade existe, é conhecida por sua ligação com a máfia, mas as cenas foram gravadas em outras cidades sicilianas, como Taormina.

A ilha italiana não ficou de fora dos tours ligados ao "Poderoso Chefão", que incluem Taormina, Palermo e, é claro, Corleone, onde fica o museu da Máfia. Dê uma olhada nas opções das agências Sicily TravelNet (www.sicilytravel.net) e Sicily Life (www.sicilylife.com) para saber quais cidades deseja visitar, antes de montar seu roteiro.

NOVA YORK FILMADA

Local da maioria das cenas, Nova York é o principal destino para quem quer seguir os passos de Michael Corleone (Al Pacino) e família. A Screentours (www.screentours.com), agência nova-iorquina especializada em passeios por locações de filmes e séries de TV, oferece dois tours que passam por locais que aparecem nas cenas da trilogia, "New York TV & Movie" e "New York Movie Classics".

Quando está longe das câmeras, Francis Ford Coppola tem investido em resorts, uma vinícola na Califórnia e um "palazzo" na Itália. No site da vinícola (www.franciscoppolawinery.com) há links para todos os locais.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.