Índice geral Turismo
Turismo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Programas prediletos dos cariocas incluem natureza

Jardim Botânico, pista entre rochas e o mar e trilhas integram roteiros bem locais

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

São inúmeras as atrações propriamente turísticas do Rio, mas o carioca costuma fazer, num típico final de semana, uma infinidade de roteiros que nem sempre integram essa lista de tours.

A Urca é um bom exemplo. O bairro residencial aos pés do Pão de Açúcar e do morro homônimo onde vivem militares e celebridades é um velho favorito dos cariocas.

Como partida dos bondinhos ao Pão de Açúcar, a praia Vermelha é um epicentro do turismo. Mas não é necessário se juntar aos turistas para curtir a área.

Num dos cantos da praia fica a pista Cláudio Coutinho, caminho entre as rochas e o mar, repleto de saguis e de verde e que dá acesso a trilhas e a vias de escalada.

Na zona sul, outra sugestão bem carioca é seguir para o Jardim Botânico (www.jbrj.gov.br), onde há um orquidário e uma coleção de plantas insetívoras.

Aos domingos, vale conhecer a feirinha de antiguidades da Gávea, logo ao lado, na praça Santos Dumont.

Com acesso pelo parque da Catacumba, a trilha para o mirante do Sacopã é outro segredinho carioca. Depois de uma leve caminhada, mais uma incrível vista da cidade se descortina.

(PEDRO CARRILHO)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.