Índice geral Turismo
Turismo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Morro da Conceição reúne ateliês e prédios históricos

Próxima ao porto do Rio, área se beneficiará de projeto de revitalização

As ladeiras da região abrigam construções que datam do século 18, como fortaleza e palácio episcopal

VANESSA CORRÊA DA SILVA
ENVIADA ESPECIAL AO RIO

Encravado no bairro da Saúde, próximo ao porto do Rio de Janeiro e à movimentada avenida Presidente Vargas, o morro da Conceição mantém um ar de cidade do interior em suas ladeiras tranquilas e oferece uma opção de passeio menos óbvia, mas igualmente interessante.

Assim como outros lugares do Rio, o morro tem passado por uma série de reformas que prometem deixá-lo mais atraente para os turistas. Nos próximos anos, a região deve ainda se beneficiar do projeto Porto Maravilha, que visa a revitalização da zona portuária do Rio de Janeiro.

Apesar de algumas de suas construções ainda se encontrarem em estado precário de conservação, muitos dos sobradinhos de arquitetura portuguesa localizados no morro já foram restaurados, e suas fachadas recém-pintadas com cores vivas chamam a atenção de quem passeia por suas ladeiras.

No alto do morro, há uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, santa que dá nome ao lugar. Em frente, fica a fortaleza da Conceição, cuja obra foi iniciada em 1711, após a segunda invasão francesa sofrida pelo Rio de Janeiro, e concluída em 1718, fazendo parte do plano de defesa da cidade.

Vizinho à fortaleza fica o antigo Palácio Episcopal, que foi residência de bispos no século 18 e hoje abriga o Museu Cartográfico do Exército.

Além de construções históricas, o morro da Conceição reúne hoje ateliês e espaços como o Imaculada (www.barimaculada.com.br), misto de bar e galeria de arte, que atrai cariocas e turistas.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.