Índice geral Turismo
Turismo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Paris, ai se eu te bebo!

ARTHUR AZEVEDO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Paris é uma festa para os sentidos e, evidentemente, o vinho faz parte da vida da capital francesa. Afinal de contas, a França é referência obrigatória quando o assunto é vinho. Parafraseando o ditado, diríamos que devemos nos portar em Paris como os parisienses -que cultivam o salutar hábito de beber vinho nas refeições.

Aproveitando a imensa diversidade de estilos disponíveis e as centenas de lojas especializadas em vinhos estabelecidas na capital francesa, os "cavistas", é possível fazer boas escolhas.

Em função da época da visita, também dá para descobrir eventos relacionados ao mundo do vinho nos sites www.franceguide.com e www.parisinfo.com.

SELEÇÃO NATURAL

Em Paris, o dia pode começar com um excelente champanhe; degustar brancos e tintos mais leves pode ficar para a hora do almoço. E, quando a noite cai, que tal deixar os tintos mais nobres para acompanhar o jantar?

Uma das vantagens (e das delícias) de se estar na França, onde a cultura do vinho é muito difundida, é poder confiar nas indicações dos sommeliers da capital francesa, que trabalham tanto nos bistrôs simples quanto nos sofisticados, e, também, nos restaurantes estrelados.

As indicações desses profissionais costumam ser precisas e interessantes.

Para comprar vinhos em Paris, indica-se, entre centenas de opções, a cadeia de lojas Nicolas (www.nicolas.com), que exibe uma ampla e diversificada gama de rótulos. Há inclusive vinhos de pequenos produtores, difíceis de se encontrar fora da França. Uma dica é falar com os vendedores de lá, que indicam vinhos dignos de nota.

Mas a principal loja de vinhos de Paris é a Lavinia (boulevard de la Madeleine, 3, www.lavinia.fr), uma experiência única para quem realmente gosta da bebida.

Em quatro andares, a Lavinia tem o que há de melhor na produção vitivinícola da França e do mundo, de viticultores consagrados e de novos e instigantes produtores.

Não deixe de conhecer a adega de vinhos especiais no subsolo, verdadeiro templo sagrado de vinhos míticos, de safras antigas, franceses e de outras origens também.

ENÓFILO E VIAJANTE

Quem passeia por Paris também encontra vinhos em lojas sofisticadas ligadas à gastronomia, onde há exemplares por preços atraentes. Entre elas, destacam-se a rede Fauchon (atenção para a loja na Place de la Madeleine, 26; www.fauchon.com), a Hediard (www.hediard.fr) e as tradicionais lojas de departamento Galeries Lafayette (a melhor, para garimpar vinhos finos, fica no boulevard Haussmann, 40).

Saúde e boa viagem!

-

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.