Índice geral Turismo
Turismo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Caminho pela costa galesa exige planejamento rígido

Além da trilha ideal, é preciso pesquisar os horários de mudança da maré

Opções de transporte público entre os locais a serem visitados são outro ponto importante na programação da rota

MARINA DELLA VALLE
ENVIADA ESPECIAL AO PAÍS DE GALES

A abertura do "Wales Coast Path" (www.walescoastpath.gov.uk), caminho que percorre toda a costa do País de Gales, é uma ótima notícia para trilheiros e viajantes que apreciam passeios ao ar livre. A aventura, porém, exige uma preparação minuciosa.

Além de planejar os trechos a serem percorridos e as cidades onde irá se hospedar, o turista deve ter em mente que a maior parte do percurso é formada por trilhas em meio ao mato, muitas vezes tomadas por barro, passando por rochedos e elevações do litoral escarpado.

Convém não subestimar a natureza: a costa galesa é atingida por ventos fortes, e a temperatura tende a baixar rapidamente quando o sol se põe. Outro detalhe é que chove muito no país. Ou seja, além dos apetrechos adequados para trilhas, é preciso carregar agasalhos impermeáveis.

Outra questão é o transporte entre as cidades. Alugar um carro é para os fortes, já que o País de Gales é riscado por uma série de pequenas vias que ligam as cidades menores, e, como o resto do Reino Unido, utiliza a mão inglesa.

Uma alternativa é usar trens e ônibus locais. Uma boa opção de pesquisa é o site Traveline Cymru (www.traveline-cymru.info), que reúne informações sobre todo o transporte público do país, incluindo horários e percursos. Outro bom site é o da empresa de trens Arriva Train Wales (www.arrivatrainswales.co.uk).

Mais uma dificuldade é descobrir os horários de mudança da maré -visitar um local na maré errada chega a estragar o passeio, e ser pego pela cheia pode colocar a vida do turista em risco. Um site útil é o Surf Wales (www.surfwales.com), com os horários de cheia e de vazante.

Por fim, não deixe de visitar o site do órgão oficial de turismo do país, o Visit Wales (www.visitwales.com).

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.