Índice geral Turismo
Turismo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Visita a cavernas e cavalgadas trazem aventura ao passeio

Com área de mais de 3,5 milhões de hectares, o parque Bernardo O'Higgins abriga campo que originou geleiras

Caverna do Milodón era habitada por mamífero gigante, cujos vestígios foram descobertos no final do século 19

DA ENVIADA À PATAGÔNIA

Ao lado de Torres del Paine fica o parque nacional Bernardo O'Higgins, que, com mais de 3,5 milhões de hectares, é a maior área protegida do Chile.

A região do parque abrange boa parte do Campo de Gelo Sul, onde se originaram os glaciares dessa região da Patagônia chilena.

Um dos mais bonitos é o glaciar Serrano, localizado em uma área alcançada apenas por meio de barcos, que navegam pelo fiorde Última Esperança.

Imponente, o glaciar parece uma grande cascata de gelo que escorre entre duas montanhas negras. Uma trilha pelo parque permite chegar bem próximo à geleira, onde grupos de turistas se reúnem para admirar o paredão de gelo refletido nas águas do fiorde -e tirar dezenas de fotos.

BICHO DAS CAVERNAS

Outro passeio interessante perto de Puerto Natales é o trekking na região das montanhas de Cerro Benitez.

Ali, guias conduzem os turistas até a caverna do Milodón, espécie de bicho-preguiça gigante que viveu naquela área (e foi extinto há cerca de 10 mil anos).

Descobertos por um pioneiro alemão em 1895, os vestígios do animal já não podem ser vistos, mas mais adiante, já no alto das montanhas, estão preservadas pinturas rupestres.

Rivalizando com as pinturas, a vista do alto do Cerro Benitez impressiona, com as montanhas do Cerro Mocho refletidas nas águas azul-escuras da lagoa Sofía.

CAVALGADA E VISUAL

Quando o clima permite, são organizadas cavalgadas para percorrer paisagens como a serra Dorotea, maciço rochoso que está localizado na fronteira entre o Chile e a Argentina.

Do alto da serra, tem-se uma vista panorâmica do golfo Última Esperança. No inverno, devido às chuvas e nevascas, as cavalgadas são menos frequentes, mas a maior parte dos lugares pode ser alcançada em caminhadas.

(VANESSA CORRÊA DA SILVA)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.