Índice geral Turismo
Turismo
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Uma ilha, muita controvérsia

EM MOMENTO DE DEFINIÇÕES, CUBA FAZ REFORMAS E USA O TURISMO PARA SE CAPITALIZAR

DESTINOS DA HISTÓRIA

Guilherme Tosetto/Folhapress
A figura do revolucionário argentino Che Guevara (1928-1967) em painel na praça da Revolução, em Havana
A figura do revolucionário argentino Che Guevara (1928-1967) em painel na praça da Revolução, em Havana

Quando o grupo de guerrilheiros chegou ao poder em janeiro de 1959, pouca gente imaginava que Fidel Castro se tornaria o primeiro secretário do Partido Comunista Cubano e ditador da ilha, em 1961.

A Revolução Cubana adotou o marxismo-leninismo, se aproximou da ex-URSS e rompeu com os EUA.

Décadas se passaram até que, doente, Fidel se afastou do poder em 2006 e transferiu suas responsabilidades ao irmão Raúl Castro, que se tornaria presidente em 2008.

Hoje fazendo reformas, Cuba tenta manter o atual regime. Na ilha caribenha, o antigo turismo revolucionário contrasta com resorts exclusivos para turistas, dos quais os cubanos não podem desfrutar.

FIGURAS ILUSTRES

Político, pensador e poeta, o patriota cubano José Martí foi criador do Partido Revolucionário Cubano e inspirador, em 1895, da Guerra Necessária. É considerado o grande mártir da independência de Cuba em relação à Espanha.

Aos 16 anos, em 1869, publicou panfletos separatistas e a revista "La Patria Libre", sendo, na ocasião, processado e preso pelo governo espanhol.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.