Índice geral Turismo
Turismo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Habana Vieja é o cenário do Cañonazo

Chegue para ver o poente antes da cerimônia militar, encenada às 21h; depois, é hora de jantar à moda cubana

Com preços proibitivos para os cubanos, La Bodeguita Del Medio, a casa do drinque mojito, vive lotada de turistas

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM CUBA

Uma vez em Habana Vieja, vá com calma: as ruazinhas são repletas de casas antigas e, mesmo deterioradas, merecem ser vistas com atenção.

Nessa região de arquitetura voltada para o passado, há muitas praças. Algumas são rodeadas de casarões, caso da praça Vieja e da praça da Catedral, que foram reformadas, ao menos nas fachadas, para atrair as necessárias divisas advindas do turismo.

Por ali fica a famosa La Bodeguita Del Medio. Os preços são inacessíveis aos cubanos, mas "a casa do mojito" vive lotada de gente querendo provar a bebida feita à base de rum, com hortelã, limão, açúcar e água gaseificada.

Brasileiros ilustres que passaram por ali deixaram sua assinatura na parede e foram retratatos sentados nas mesas do bar. Você também pode deixar seu nome eternizado em Havana.

As ruazinhas dali revelam pequenos ateliês de artesanato, como o Taller Experimental de Gráfica, estúdio que oferece o que há de mais novo feito por jovens artistas cubanos (gravuras, esculturas e todo o tipo de pintura).

Para comer em Habana Vieja, as marquises do El Patio, ao lado da catedral, são um bom lugar para provar a "ropa vieja", prato típico feito com carne bovina cozida e refogada, acompanhada de "mouros y cristianos", uma mistura de arroz com feijão-preto.

Guarde a noite para um dos eventos tradicionais da ilha e motivo de orgulho dos cubanos: o Cañonazo, que acontece sempre às 21h, cuja cerimônia revive os tempos áureos da Fortaleza de la Cabaña, no Castillo del Morro.

Pontualmente, o canhão aponta para a baía de La Habana e dispara. Isso depois de uma cerimônia teatral, executada por soldados a caráter rodeados de carruagens.

Chegue cedo para fazer boas fotos ao entardecer na cidade de Havana. A cerimônia acaba às 22h, quando ainda dá tempo de conhecer um dos "paladares", restaurantes típicos que vendem comida cubana trivial a preços módicos. O mais conhecido deles é o La Guarida, que costuma lotar e ter fila.

A alternativa aí é o San Cristóbal, que serve até pratos à base de lagosta. A média de gasto para duas pessoas nestes lugares é de cerca de 25 CUCs, incluindo a bebida.

(GUILHERME TOSETTO)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.