Índice geral Turismo
Turismo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Se não tiver medo de avião sucateado, voe até Cayo Largo

Paraíso e Sirena têm águas calmas, baías e até piscinas naturais em que é possível mergulhar e passear de barco

Para ir à ilha de praias idílicas como Lindamar, é preciso sobrevoar (baixo) o mar do Caribe por uns 30 minutos

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM CUBA

Quem vai a Cuba geralmente também está interessado em conhecer o lado caribenho da ilha, as praias banhadas pelo mar azul translúcido, os hotéis "all inclusive" e relaxar.

A face mais evidente desse cenário à beira-mar é Varadero. Mas quem quiser realmente explorar a natureza praiana da ilha socialista governada com mão de ferro por Fidel e Raúl Castro deve ir a um dos "cayos", que são as pequenas ilhas ao redor, frequentadas só por turistas.

Se você não tem medo de andar em aviões sucateados, escolha ir para Cayo Largo, uma ilha a 30 minutos de voo da capital Havana.

A aventura maior é acordar antes do sol nascer e pegar um dos aviões bimotores estatais para sobrevoar, a baixa altitude, o mar do Caribe.

A dica é esquecer o interior decadente e assustador da aeronave para apreciar a vista.

No diminuto aeroporto, a aterrissagem é até tranquila, e os turistas são recebidos por um grupo de músicos que se apresentam em troca de moedas. Dali, são encaminhados a um dos três hotéis locais (os maiores são os dois da rede espanhola Meliá).

Como os hotéis são "all inclusive", há bebida e comida suficientes e de boa qualidade. Os drinques são oferecidos o tempo todo e, apesar de bem-feitos, são servidos em copos de plástico.

O serviço de bufê no almoço costuma deixar a desejar. Já o café da manhã e o jantar têm variadas opções e servem até massas e frutos do mar. No hotel Sol Cayo Largo, há também dois restaurantes à la carte, nos quais convém fazer reserva. No primeiro dia, esteja pontualmente no quiosque no qual atendentes marcam a hora do jantar, sob pena de não conseguir vaga no dia seguinte.

Os hotéis de Cayo Largo ficam na praia Lindamar, onde barracas cobertas por sapê protegem os turistas do sol. Mas Lindamar não é a melhor praia do local, título que cabe às praias acessíveis por um caminho de areia que liga os hotéis ao oeste da ilha.

As praias Sirena e Paraíso têm mar mais calmo, baías e piscinas naturais de tonalidades indescritíveis.

Lá, cada um faz o que quer: há aluguel de equipamento para mergulhar, passeios de barco, pedalinhos e atividades que incluem golfinhos treinados. Para quem não quer fazer nada, o lugar é também mais que perfeito.

Pequenos trens saem dos hotéis levando turistas a essas praias em horários predeterminados. Prefira embarcar nos primeiros horários, quando é mais fácil achar lugar no trem e nos abrigos feitos de sapê espalhados por essas praias.

Para quem não quer se preocupar com a hora do transporte, há em Cayo Largo serviço de aluguel de carros ou "scooters" (pequenas motos). Mas é preciso habilidade para guiar na areia branca da estrada.

(GUILHERME TOSETTO)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.