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Sites auxiliam reclamações do consumidor

Turista encontra informações sobre órgãos responsáveis e pode fazer queixa on-line

DE SÃO PAULO

Problemas como voos atrasados ou a falta de um serviço incluso no preço de um pacote vão além de chateações durante uma viagem. Eles ferem os direitos do consumidor, e é preciso saber como garantir os seus.

A primeira medida é entrar no site da companhia aérea ou agência de viagem em questão para acionar os canais de relacionamento com o consumidor. Alguns sites mantém chats para auxiliar os usuários em tempo real.

Caso isso não resolva, aí é hora de procurar ajuda. No caso de problemas em aeroportos, as reclamações podem ser enviadas pelo site da Infraero (www.infraero.gov.br). Elas também podem ser feitas em postos do órgão em aeroportos.

No caso de queixas sobre companhias aéreas, é possível incluir uma reclamação no site da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil; www.anac.gov.br), mas ela não terá efeito para casos individuais. Nesse caso, é preciso procurar o Procon (www.procon.sp.gov.br) ou buscar auxílio na Justiça.

Para isso, é preciso ficar atento para guardar todos os registros que mostram seus contatos e negociações com a empresa em questão.

Uma possibilidade prática é procurar os juizados especiais dentro dos principais aeroportos brasileiros.

A página do Tribunal de Justiça de São Paulo (www.tjsp.jus.br) traz telefones e horários de atendimento dos juizados de Guarulhos e de Congonhas, além de instruções sobre como entrar com uma ação. Clique em "Institucional" e depois em procure o link para juizados no item "Corregedoria".

Para reclamar seus direitos como consumidor, é preciso saber quais são eles. Assim, vale a pena ler a cartilha especial sobre turismo no site do Iebedec (Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo; www.ibedec.org.br). Outro site útil é o Viaje Legal (www.viajelegal.turismo.gov.br), do Ministério do Turismo, que traz, entre outras, recomendações para evitar problemas e como proceder quando eles acontecem.

Outro auxílio é registrar a reclamação em sites de defesa do consumidor, como o Reclame Aqui (www.reclameaqui.com.br). Depois que a queixa for publicada no site, a empresa é avisada por e-mail para se manifestar sobre o caso.

Reclamar em redes sociais como o Twitter (www.twitter.com) e o Facebook (www.facebook.com) pode tornar a resposta mais rápida.

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