Índice geral Turismo
Turismo
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

10 vezes Cabo Verde

Com paisagem vulcânica e sítios históricos, arquipélago de vocação musical foi descoberto em 1460 por portugueses e é independente desde 1975

Karina Gomes/Folhapress
Vista da Cidade Velha a partir do forte Real de São Filipe
Vista da Cidade Velha a partir do forte Real de São Filipe

'SODADE'? CABO VERDE!

estratégico, arquipélago vulcânico descoberto por portugueses é pura musicalidade

AFRICANA E LUSA

Descoberto em 1460 por Diogo Gomes a serviço da coroa portuguesa, o arquipélago de Cabo Verde, então desabitado, de início foi povoado a partir da ilha de Santiago, onde foi construída a igreja colonial mais antiga do mundo. Além dela, outras nove ilhas integram esse conjunto vulcânico: Sal, Santa Luzia, São Nicolau, São Vicente, Santo Antão, Boa Vista, Maio, Fogo e Brava.

Hoje, 71% dos seus habitantes são crioulos (descendentes de europeus e africanos), 28% são negros e apenas 1% tem ascendência europeia.

A dominação lusa durou até 1975; o país celebrou 37 anos de independência em 5 de julho.

-

FIGURA ILUSTRE

Ariel Schalit - 19.nov.09/Associated Press
A cantora Cesária Évora (1941-2011), 'musa dos pés descalços'
A cantora Cesária Évora (1941-2011), 'musa dos pés descalços'

Cesária Évora, intérprete da canção "Sodade", foi a principal expoente da morna, gênero musical que está para o arquipélago como o samba para o Brasil e o tango para a Argentina.

Tocado com instrumentos acústicos, a morna está mais próxima da melancolia do fado português do que de estilos musicais africanos tradicionais, mais baseados em percussão.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.