Índice geral Turismo
Turismo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Apesar do número de turistas, Oahu conserva praias e florestas

Para fugir do agito, ilha tem 180 km de costas; para entrar nele, vá aos festivais multiculturais

Festivais como o Made in Hawaii, de comidas, artesanatos, roupas e artes, preenchem o ano com lazer para turistas

SILVIO CIOFFI
EDITOR DE “TURISMO”

Com 900 mil habitantes, Oahu, ilha onde fica a capital havaiana Honolulu, recebeu 7,3 milhões de turistas em 2011 (4% mais do que no ano anterior). Primeiro destino para quem faz escala nos EUA, Oahu é rodeada por uma costa de 180 km.

Mescla lugares densamente povoados, como a praia de Waikiki, ao sul, com 50 mil quartos de hotel, e praias mais remotas como Makaha, a oeste, e Waimea e Sunset, ao norte, locais que recebem campeonatos de surfe em ondas gigantes no fim do ano.

No meio da ilha atravessada pelas montanhas de Koolau, há cachoeiras e reservas naturais intocadas que podem ser observadas de helicóptero.

Quem preferir escapar do agito de Waikiki pode se hospedar em Koolina, a oeste, onde há praias particulares em resorts Marriott e Disney.

Mas é preciso ter cuidado ao girar num carro alugado: há trânsito logo cedo e no fim de tarde nas estradas costeiras, e convém não deixar objetos à mostra ao estacionar.

Há o transtorno para quem paga caro para estacionar em Waikiki (o truque é comprar algo numa das inúmeras lojas ABC do bairro para obter desconto no tíquete).

Dicas práticas à parte, Oahu (visit-oahu.com) tem vida noturna intensa, vários festivais gastronômicos e culturais e, também, muita aventura. Mesmo em Waikiki, há imensa oferta de passeios de catamarã, aluguel de pranchões e até canoas polinésias coletivas que pegam onda.

Uma maneira de descobrir programas é comprar o Go Oahu Card (www.SmartDestinations.com/Oahu), que, por US$ 60, possibilita fazer vários passeios, desde que realizados num só dia.

Para escapar das atividades muito turísticas, há festivais como o Made in Hawaii (madeinhawaiifestival.com), que, de 17 a 19 de agosto, reúne 400 expositores, obras de arte e artesanato, roupas e comidas. Na mesma época, o Duke's OceanFest (dukefoundation.org) organiza, de 18 a 26 de agosto, competições de surfe, natação e esportes aquáticos.

E, para cinéfilos, há o Hawaii International Film Festival (www.hiff.org), que, em abril e outubro, reúne produções independentes.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.