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Antuérpia guarda reputação fashionista

Na cidade, dá para encontrar peças de marcas famosas (e bem caras) e também coleções com preços moderados

Com uma van rumo a Londres, seis estilistas tornaram o município belga uma das capitais da moda e do design

NA ANTUÉRPIA

De certa forma, foi preciso apenas uma van para que a Antuérpia entrasse no mapa da moda. Foi com esse veículo que um grupo de estilistas conhecido como "Seis da Antuérpia" partiu para Londres no ano de 1986.

Lá, o sucesso de suas coleções chamou atenção dos fashionistas, fazendo com que a cidade se tornasse uma das capitais da moda.

O grupo era então formado por Dries van Noten, o nome mais conhecido do grupo, Ann Demeulemeester, Dirk Bikkembergs, Dirk van Saene, Walter van Beirendonck e Marina Yee.

Outro nome importante, mas que não faz parte do grupo, é o de Martin Margiela. Porém, o designer é conhecido por preferir o anonimato.

Seguindo os passos dos seis estilistas, novos designers que estudaram na Antwerp Academy of Fine Arts ganharam seu espaço desde então. É lá que fica o MoMu (www.momu.be), museu criado para abrigar tudo que se relaciona à moda.

Apesar de ter uma entrada grandiosa, a instituição é, na verdade, uma galeria com exposições que mudam constantemente. Não espere por um grande acervo. A visita é mais valiosa para estudantes do que para curiosos.

Perto do museu está a "flagship" (loja-conceito) de Dries van Noten, que fica em um belo prédio e já vale a visita. Durante a liquidação, é possível encontrar uma peça ou outra por pouco mais de € 100 (R$ 252).

A boa reputação fashionista da Antuérpia acabou por favorecer também os turistas que não pretendem gastar muito em peças de grife. Grandes marcas de "fast-fashion" como Century 21 e H&M, abriram lojas na região da rua Meir.

Aproveite para passear em uma galeria que recebe o nome de Stadsfeestzaal (www.stadsfeestzaal.com). Seu interior é um hall de exibições de 1908, restaurado em 2007.

Apesar de grandioso, o espaço não recebe tanto destaque da rua. É mais fácil entrar na loja da Urban Outfitters e ir até o fim. Outras marcas mais chiques, como Diane von Furstenberg, Armani e Ralph Lauren também dão suas caras pela cidade.

NEM ALTO, NEM BAIXO

Porém, o mais interessante é procurar pelo meio-termo: lojas com peças diferentes a um preço justo. Se esse for o caso, explore as ruas do bairro St. Andries. Elas são mais vazias, um pouco mais estreitas e muito charmosas.

Não deixe de procurar as lojas Fish & Chips (fishandchips.be) e Hospital (hospitalantwerp.com), com peças mais jovens e diferentes. Também fique de olho nas lojas de objetos de design. Eles podem não ser uma pechincha, mas, perto dos preços do Brasil, são bem atraentes.

As liquidações de janeiro -e principalmente julho- provocam um efeito "rua 25 de março no Natal" na região da rua Meir. Se fazer compras como se estivesse em Miami não for seu objetivo, fique longe.

(MARINA GURGEL)

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