Índice geral Turismo
Turismo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Planet@ Letra

Sites trazem dicas para quem planeja participar de safári

Páginas contam com localização de bichos em tempo real e lista de itens necessários

DE SÃO PAULO

Um estudante sul-africano de 16 anos teve uma ideia de sucesso: criou o site Latest Sightings (www.latestsightings.com), em que os usuários registram seus encontros com animais durante safáris fotográficos no famoso parque Kruger, na África do Sul, em tempo real.

Basicamente, um visitante avisa o outro onde estão os animais -e quem for rápido pode encontrar os mesmos bichos já avistados.

O site ganhou popularidade e gerou um aplicativo, compatível com iPhone e iPad, que pode ser baixado gratuitamente no site da Apple (itunes.apple.com).

É fácil entender o sucesso do serviço levando em conta que safáris fotográficos normalmente envolvem bastante tempo rodando pela reserva em busca dos animais, em busca de alguns minutos de um encontro eletrizante.

Fazer um safári fotográfico também envolve um bom planejamento, e há boas dicas em sites -basta pesquisar.

Uma boa fonte de informações é o Go Africa (goafrica.about.com), que detalha as diferenças entre os safáris nos países africanos, traz uma lista do que é preciso levar na mala (sim, roupas de frio são importantes, já que os safáris são feitos durante o amanhecer e o anoitecer) e indica a melhor época para a viagem, entre outros tópicos.

O Trip-Advice (www.trip-advice.com) traz informações em cinco línguas, incluindo português e espanhol, embora as traduções, provavelmente feitas com auxílio de programas de computador, sejam truncadas (a palavra "selvagem" foi trocada por "k2" nos textos em português). Ainda assim, oferece boas dicas: clique no item "aventura", no lado direito da página inicial.

A página da operadora especializada ecoAfrica (www.ecoafrica.com) traz uma introdução aos países africanos e às regiões de safári e dicas gerais para roteiros pela África, com foco na ecologia.

As ofertas de pacotes servem para mostrar as diferenças entre as viagens, de acomodações (que podem ser de luxo ou tendas no parque) a atividades (há caminhadas na mata, passeios de barco).

Por fim, quem vai a um safári fotográfico quer as melhores fotos, e vale a pena dar uma olhada no Luminous Landscape (www.luminous-landscape.com), voltado para fotógrafos profissionais. Clique em "essays", no menu à esquerda, e vá até a letra "s" para dois artigos sobre cliques em safáris.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.