Índice geral Turismo
Turismo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Parque Washington exibe zoo e jardins

No extremo oeste, área natural também exibe parque de rosas, recantos japoneses e locais dedicados às crianças

Visitação é indicada só para bons andarilhos, pois, apesar de bem sinalizadas, as trilhas a percorrer são extensas

DO EDITOR DE “TURISMO”

Encerradas as possibilidades de diversão nos bairros bem sinalizados de Portland, está na hora de pegar o trem de superfície Max até as atrações mais afastadas que ficam dentro do parque Washington (www.washingtonparkpdx.org). E de pagar um par de dólares pelo percurso, fora da zona gratuita.

Explorar esse parque, no entanto, é dica boa apenas para bons andarilhos. Verifique os sites: há locais que cobram entrada, e os horários de visitação variam.

O parque Washington, na extremidade oeste de Portland, tem, ao todo, 400 acres (pouco maior que o parque Ibirapuera) e 24 quilômetros de trilhas onde, quando o tempo permite, o esporte é andar curtindo a natureza.

DESTAQUES DO PARQUE

Na área do parque, o Oregon Zoo (www.oregonzoo.org) tem objetos museológicos e área de confinamento dedicada aos elefantes asiáticos. E, também, animais da savana africana, espécies da fauna nativa do Pacífico Norte e ursos polares. Esse zoológico é entrecortado por um trenzinho e precisa de pelo menos três horas para ser explorado. O mote publicitário "Viaje o mundo numa tarde" promete e -cumpre- que o visitante vai encontrar ali bichos de todos os continentes.

O destaque são os os orangotango imensos, e o zoo tem ainda jaulas e displays onde vivem de imensos tigres e leões a bizarros morcegos.

Já o Portland International Rose Test Garden (www.portlandparks.org), que se gaba em dar o apelido da "Cidade das Rosas", encerra um jardim cultivado com 6.800 arbustos dessas flores e reúne 557 variedades de roseiras.

Notável, o Jardim Japonês (www.japanesegarden.com) do parque Washington se autodenomina o mais autêntico no gênero fora do Japão. Ostenta cinco estilos diferentes de canteiros: Strolling Pond, Tea Garden, Natural Garden, Flat Garden e Sand & Stone Garden.

Noutra área, o Arboreto Hoyt (www.hoytarboretum.org) tem cerca de 8.000 árvores imensas, provenientes de todo o mundo. E, em torno delas, 19 quilômetros de trilhas para caminhar.

Indicado para crianças, o Discovery Museum (www.worldforestry.org) tem exibições interativas que remetem à beleza e à importância das árvores e das florestas.

Idem voltado para infantes, o Children's Museum (www.portlandcm.org), em outra ala do parque Washington ensina sobre o uso de ferramentas e estimula a imaginação com sons e aulas de canto e dança.

(SILVIO CIOFFI)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.