Índice geral Turismo
Turismo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Planet@ Letra

Sites auxiliam busca por hospedagem em locais alternativos

Com alguma pesquisa, é possível encontrar castelos, barcos e ilhas privadas para alugar

DE SÃO PAULO

Quando o assunto é hospedagem em viagens, geralmente pensamos em hotéis, pousadas ou albergues. Mas as opções vão bem além. Que tal passar as férias em um farol? Ou alugar um barco para uma temporada nos canais de Amsterdã ou de Londres?

Se a ideia é sair do comum e escolher hospedagem além dos hotéis, basta tempo para uma boa pesquisa na internet -e, para alguns casos, bastante dinheiro.

O site Airbnb (www.airbnb.com) é um bom local para começar por conta de sua variedade. Abrange diversos países, e sua ferramenta de busca por tipo de propriedade inclui castelos, faróis, cabines, barcos, tendas, villas e até casas na árvore.

Quem busca algo mais prosaico também encontra boas opções, como o aluguel de uma casa ou apartamento para as férias. É uma boa para quem deseja um ambiente mais aconchegante e gosta de cozinhar, por exemplo.

Já quem quer férias de luxo pode alugar um castelo europeu ou uma propriedade aristocrática histórica. O Celtic Castles (www.celticcastles.com) reúne propriedades no Reino Unido, Irlanda e França. O Castle Rental (www.castlerentals.net) cobre basicamente a mesma região, possibilitando a comparação de preços e propriedades entre os dois.

Se a ideia é hospedagem em alto estilo, que tal alugar uma ilha privativa? Há muitas esperando por hóspedes, inclusive no Brasil. O site Private Islands Online (www.privateislandsonline.com), que também traz ilhas à venda, elenca as que estão disponíveis para aluguel em várias regiões do mundo.

No Brasil, há apenas a ilha de Piedade, em Angra -sem especificação de preço. O site também inclui opções de hospedagem não exclusiva em ilhas, hotéis e resorts.

Outra opção diferenciada é passar uma temporada em um barco. Vale uma olhada no site Houseboating.org (www.houseboating.org) se concentra em aluguéis de barcos nos Estados Unidos e no Canadá.

Há, ainda, alternativas de hospedagem para quem quer gastar pouco. Um exemplo é a troca de casas, em que duas pessoas ou famílias combinam um período conveniente para todos e simplesmente trocam de residência.

Um site interessante dedicado ao assunto é o HomeExchange (www.homeexchange.com), que funciona como uma comunidade on-line que reúne interessados em trocar de casa. O serviço é pago: três meses custam € 17,85, ou € 5,95 por mês.

Outra alternativa é o chamado "home stay", em que o turista fica hospedado em uma casa de família. O site Homestaybooking.com (www.homestaybooking.com) reúne candidatos a hóspedes e possíveis hospedeiros, e o preço da estadia é tratado diretamente entre eles. Quem hospeda paga uma taxa ao site quando a estadia é confirmada.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.