Índice geral Turismo
Turismo
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Turismo vai ao topo...

...MAS SÓ COM A AUTORIZAÇÃO DO GOVERNO DA REPÚBLICA POPULAR DA CHINA

TIBETE

Para viajar à região autônoma que a China ocupa militarmente desde 1950, o viajante precisa estar em dia com o visto chinês e com rígidas regras burocráticas.

O turismo tem rompido barreiras e, assim, tanto as peregrinações religiosas como as viagens de aventura acontecem em ritmo forte. Para tanto, os chineses construíram em 2006 um aeroporto comercial em Linzhi (ou Nyngtri, em tibetano) e 5.000 km de estradas.

FIGURA ILUSTRE

Chefes políticos do Tibete do século 17 até 1959, os dalai-lamas constituem uma linhagem de líderes religiosos do budismo tibetano.

No exílio, o atual dalai-lama é chamado de Gyawa Rinpoche (grande protetor). Seus adeptos creem que ele seja uma reencarnação e que sua vida sirva para esclarecer a humanidade.

"Dalai" significa oceano em mongol; já "lama" é o termo tibetano para designar guru, ou mestre.

TENSÃO CONTÍNUA

FOGO NAS VESTES Na Índia, Jamphel Yeshi, exilado tibetano se imolou em protesto à ocupação chinesa; morreu dali dois dias

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.