Índice geral Turismo
Turismo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Planet@ Letra

Sites ajudam peregrinação a Santiago de Compostela

Percorrer caminhos até a cidade exige preparação e programação detalhada, incluindo escolha de bagagem e lugares de pernoite

DE SÃO PAULO

Setembro marca a chegada do outono no hemisfério Norte, uma das melhores estações, ao lado da primavera, para percorrer os caminhos de Santiago de Compostela, cidade na Galícia, Espanha.

As temperaturas amenas ajudam, mas a preparação para a peregrinação é outra história. É uma viagem cansativa, que exige esforço físico e tem programação complicada: são diferentes caminhos, vários pontos de pernoite e uma série de detalhes para serem acertados.

Os sites dedicados aos caminhos de Santiago de Compostela são um bom começo para programar a viagem.

O brasileiro Caminhos de Santiago (www.caminhodesantiago.com.br) é um endereço bem completo, com mapas dos diferentes roteiros (é preciso escolher entre o francês, um dos mais populares, o português, o aragonês...), dicas de preparação para quem vai a pé, de cavalo ou de bicicleta.

O site da Associação Brasileira dos Amigos do Caminho de Santiago (www.caminhodesantiago.org.br) mostra boas dicas também para quem não é associado. Traz lista de albergues, distância entre as cidades, altitudes, ideias de preparação e dicas sobre o que levar na mala.

Outro site brasileiro bem completo é o da Associação de Confrades e Amigos do Caminho de Santiago de Compostela (www.santiago.org.br). Ali estão dicas de preparação, mapas dos vários caminhos, detalhes sobre a credencial do peregrino (necessária para hospedagem em albergues religiosos), bagagem, despesas...

Um endereço básico é o Xacobeo Galicia (www.xacobeo.es), órgão oficial galego de promoção turística e cultural dos caminhos de Santiago de Compostela.

O endereço traz mapas interativos dos caminhos, indicações de albergues e pontos de interesse ao longo dos trajeto e fóruns.

Já o comeon.ws (comeon.ws) agrega mapas e dados de cada etapa de diferentes caminhos, como altura, distância do próximo ponto de parada, imagens do Google Earth e dados de GPS.

Em inglês, apesar do nome, o Camino de Santiago (www.caminodesantiago.me) traz informações sobre preparação e alguns guias, mas o forte são a seção de perguntas e respostas e os fóruns, em que várias dúvidas são respondidas por usuários mais experientes.

Por fim, vale a pena dar uma olhada nas paisagens que o viajante encontra pelo caminho escolhido.

Também chamado Camino de Santiago (www.santiago-compostela.net), o site traz registros de fotos a cada etapa de 13 roteiros, dos conhecidos caminhos francês e português a outros menos populares. As informações do site estão disponíveis em 12 línguas, incluindo português.

O projeto World Wonders, do Google, utiliza a tecnologia Street View, que permite um "passeio" virtual por meio de imagens em 360 graus, e inclui a cidade velha de Santiago de Compostela (www.google.com/intlen/culturalinstitute/worldwonders). No site Fotopanorama (fotopanorama.com) é possível fazer um tour virtual por dentro da catedral.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.