Índice geral Turismo
Turismo
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Bom Dia, Comunidade!

NO RIO, O MORRO DO VIDIGAL REÚNE ATRAÇÕES ATÉ MAIS CONHECIDAS DOS ESTRANGEIROS DO QUE DOS PRÓPRIOS TURISTAS BRASILEIROS

NOVA FRONTEIRA

Ana Carolina Fernandes -3.abr.2011/Folhapress
Prédio vermelhão do Vidigalbergue, diante da av. Niemeyer
Prédio vermelhão do Vidigalbergue, diante da av. Niemeyer

Pacificada, a favela do Vidigal agora tem albergues turísticos, explora uma trilha que leva ao morro Dois Irmãos e promete, para o fim do ano, a inauguração de um cinco-estrelas no topo da comunidade.

O bairro, debruçado sobre a av. Niemeyer, chega até a praia que leva seu nome e que há muito é sede do hotel-resort Sheraton Rio.

A jornalista espanhola María Martín esteve lá por uma semana e conferiu para a Folha as mudanças engendradas pela política de pacificação do Vidigal.

FIGURA ILUSTRE

Pedro Carrilho -16.jul.2009/Folhapress
Cacá Diegues (1940 -), cineasta, diretor de "Bye Bye Brasil" (1979)
Cacá Diegues (1940 -), cineasta, diretor de "Bye Bye Brasil" (1979)

No Vidigal, o cineasta Cacá Diegues produziu filme inspirado no clássico do Cinema Novo "Cinco Vezes Favela", de 1962. "5X Favela - Agora por Nós Mesmos", de 2010, foi dirigido por um grupo de novos cineastas moradores de comunidades cariocas.

Outras manifestações culturais também têm lugar no Vidigal. O grupo Melanina Carioca, com vários integrantes que fizeram parte do filme "Cidade de Deus" (2002), está gravando o primeiro disco.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.